segunda-feira, 31 de maio de 2010

II ENBRACI - ENCONTRO BRASILEIRO DE CORRETORES DE IMÓVEIS



O encontro nacional da categoria, realizado em Brasília, colocou em discussão as metas da entidade de classe para aperfeiçoar os conhecimentos de quem vende imóveis.
O aperfeiçoamento profissional foi o principal objetivo do II Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (Enbraci). O evento, realizado na quinta e sexta-feira (27 e 28), teve como tema Investimentos e Oportunidades do Mercado Imobiliário Brasileiro e contou com a participação de cerca de 1,5 mil corretores de todo o país. O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, acredita que o evento atingiu os objetivos ao possibilitar a reciclagem periódica e o crescimento profissional dos corretores. O encontro acontecerá anualmente em Brasília.
O único evento de abrangência nacional para os profissionais do setor imobiliário teve a participação de parceiros internacionais do Cofeci e dos 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci).
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o patrono dos corretores de imóveis, o ex-ministro do Trabalho Arnaldo da Costa Prieto, o vice-presidente executivo da Agenzia Del Demanio, na Itália, Carlos Petagna, o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, o ex-presidente do Cofeci, Edmundo Carlos Freitas Xavier, e a representante da National Association of Realtors (NAR), Aida Turbow.
Teodoro destacou que uma das novidades do encontro este ano foi a mudança de formato para oferecer aos participantes mais interação com os convidados. “Nas palestras, os corretores puderam fazer perguntas e interagir com os debatedores”, disse o presidente do Cofeci. Entre as discussões transmitidas ao vivo pelo site do Creci-DF, estavam questões como as oportunidades geradas pelo programa habitacional do governo, o modelo de gestão do patrimônio imobiliário público federal , o papel do corretor de imóveis, como ganhar dinheiro com financiamento imobiliário e consórcio de imóveis e os processos de decisão da indústria da construção civil.
O presidente do Creci-DF, Hermes de Alcântara, observou que o Enbraci é uma medida para criar laços e gerar parcerias de negócios entre os corretores do país, além da confraternização. “Aqui conseguimos adquirir mais conhecimento e colocar em prática nosso aprendizado com os clientes, que é nosso principal objetivo”, destacou Hermes.

Embora não envolva nenhuma questão relevante de interesse do GESTOR IMOBILIÁRIO, fica aqui o nosso registro do evento.
Estranhíssima é a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, detrator ferrenho dos Corretores de Imóveis quanto ao direito de Avaliar Imóveis Urbanos e Rurais e líder de um lobby fortíssimo junto à Camara e ao Senado Federal para cassar esse mesmo direito, temporáriamente adquirido, num evento exclusivo para Corretores de Imóveis, além do destaque dado ao mesmo, o que só reforça os interesses do sistema Confea-Crea's, em detrimento dos Corretores de Imóveis.

Um comentário:

  1. Acho pertinente a presença do Marcos Túlio, isso fortalece nossa participação no mercado, não por ele mas pela união das classes.

    ResponderExcluir