quarta-feira, 5 de maio de 2010

AVALIAÇÃO NA UNIÃO EUROPÉIA: O LIVRO AZUL 2009 DA EVS - EUROPEAN VALUATION STANDARDS


A lógica da apresentação de um novo conjunto de normas vem de uma demanda por avaliações que sejam consistentes em toda a Europa, com uma qualidade que pode ser invocada como um referencial comum por parte dos investidores, o setor financeiro e os clientes em toda a UE e para além dela.
Estes padrões fornecem uma resposta vigorosa à Comissão Européia que visa a harmonização das normas e qualificações de avaliação em todos os países da União Européia.
A aplicação da EVS 2009 é projetada para oferecer as melhores práticas com ênfase no profissionalismo. As recentes turbulências nos mercados mundiais, questionou a integridade de um pequeno número de avaliações. EVS 2009 reconhece que já não é suficiente justificar-se a adequação de valores apresentados, unicamente com base na função intrínsica do valor puro e simples, independentemente de que esta base seja conhecida e definida de acordo com as normas respeitadas.
Um relatório de avaliação deverá ser produzido por um perito, cuja honestidade, integridade, qualificação e experiência relevante sejam apropriados para a instrução. O avaliador, profissional qualificado, deve obedecer a um código de conduta prescrito, um comportamento ético, usar de total transparência e demonstrar todos os aspectos do procedimento adotado, desde a sua concepção até a sua conclusão. O conceito e aplicação das melhores práticas está incorporado no EVS 2009 que permite uma avaliação a ser elaborada em conformidade com estas normas, o que não deve ser confundido com uma avaliação que não leve em consideração as mudanças no mercado, a expectativa do cliente e o dever fiduciário.
EVS 2009 adotou definições que são comuns ao International Valuation Standards (IVS) e que estejam de acordo com as diretivas da UE, nomeadamente a definição do valor de mercado.
Conforme a análise da avaliação tem se desenvolvido progressivamente ao longo de muitos anos, há muito de uma compreensão compartilhada dos conceitos entre os padrões de laudos, aplicações e outros textos. Cada publicação sucessiva realiza este processo. Este texto não desenvolve apenas as partes equivalentes do EVS 2003, mas também reconhece a evolução EVS 2005 e EVS 2007, citando os textos conforme o caso.
Em sua quinta edição o EVS 2009 não é uma atualização da quinta edição, mas uma reescrita completa, com contribuições de muitos avaliadores experientes e respeitados por toda a Europa. Essas contribuições foram analisadas por um conselho editorial que buscava a coerência de estilo, e a qualidade do conteúdo informado. EVS 2009 não contempla qualquer país em questões específicas. Capítulos relacionados a um País em particular, serão publicados no final deste ano após definição dos detalhes da legislação e práticas nacionais de avaliação que sejam relevantes. A metodologia de avaliação é uma questão para o julgamento profissional do avaliador e depende das circunstâncias em relação a esta ou aquela instrução individual, portanto, não é referida nesta edição

A Estrutura do Livro:
O livro é dividido em duas partes e é definido como segue:


Parte 1 NORMAS EUROPÉIAS DE AVALIAÇÃO

EVS1 Valor de Mercado
EVS2 Outras Bases de Avaliação do Valor de Mercado
EVS3 O perito qualificado
EVS4 O processo de avaliação
EVS5 Relatório da Avaliação

Parte 2 VALORAÇÃO / APLICAÇÕES parte européia

EVA1 Avaliação para Fins de Relato Financeiro
EVA2 Avaliação para fins de empréstimo
EVA3 Avaliação do imóvel para fins de titularização
EVA4 Avaliação de valor segurável
EVA5 Aplicação do valor do investimento para os investidores individuais.


POR UM CONHECIMENTO GLOBALIZADO!

CONHEÇA MELHOR A TEGOVA:

História e Papel: Sob sua forma atual, TEGOVA surgiu, em Junho de 1997, a partir do EUROVAL anterior.
TEGOVA é a organização européia de associações nacionais de avaliadores.
Seu principal objetivo é a criação e difusão de normas harmonizadas para a prática de avaliação, para a educação e qualificação, bem como para a governança corporativa e ética para os avaliadores.
Ao fazê-lo, TEGOVA abriga as suas associações membros nos países da União Européia, bem como nos mercados emergentes da Europa Central e Oriental, na introdução e implementação destas normas.
Seu objetivo é criar uma plataforma aberta para novos países europeus que irão utilizar-se de um padrão comum de avaliação. Hoje ela representa os interesses de 39 associações de 24 países com um total de mais de 120.000 membros.
Forma Legal: O "Grupo Europeu de Associações de avaliadores", em francês "Groupe associações européen des d'experts immobiliers", em suma "TEGOVA, é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, ao abrigo da Lei belga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário