quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E O MERCADO IMOBILIÁRIO


Recentemente estou participando de um novo desafio: dar aulas sobre o uso de Tecnologias da informação para futuros profissionais do ramo imobiliário de nível superior. Esse conhecimento faz com que o tecnólogo tenha uma visão bem mais ampla de negócios e tendências, exceto para aqueles que prestam serviços para nichos específicos de mercado.

Atualmente consultamos a internet para praticamente tudo.

A mobilidade e facilidade das ferramentas de hoje provam que a internet já está consolidada em nosso meio e é impossível nos dissociarmos dela. E como o mercado imobiliário pode ganhar com isso? O Gestor Imobiliário deve ter acesso à internet e divulgar seus produtos na grande rede mundial de computadores. O desenvolvimento de um site não requer um grande investimento, e certamente ele terá um retorno quase imediato dependendo do volume das vendas gerado pelo mesmo .

Existem sites que são meros cartões de visita, ou seja, um simples banner que tem os dados para que o cliente possa entrar em contato. Outros são verdadeiras obras de arte no que tange o atendimento e os produtos. O mercado está repleto de possibilidades, basta garimpar a melhor.

E se seus negócios pudesses ser fechados pela internet? Você lá lançou uma oferta de imóvel em um blog? Já abriu para seu grupo de amigos no orkut aquela “barbada” de apartamento que você tem em sua carteira de produtos? Já permitiu aos seus clientes de locação que consultassem seu sistema para ver se o inquilino já depositou seu dinheiro? 

Coisas desse tipo podem ser feitas imediatamente apenas criando um blog.

Você considera necessário ou desnecessário o uso da informática na sua profissão?
Com o barateamento dos recursos de informática, é cada vez maior a tendência do grátis para produtos digitais. A vantagem do digital em relação ao analógico é que o primeiro pode ser multiplicado para diversos usuários a um custo próximo de zero, enquanto que o segundo é limitado pelo espaço físico, como o número de linhas de um classificado de jornal, por exemplo. Isso vale para todos os mercados, mas para o imobiliário é um diferencial, pois a divulgação é um dos mais altos custos das imobiliárias e corretores.

O site possui abrangência nacional. E quais seriam as vantagens deste formato na hora de procurar um imóvel para alugar ou comprar?

A regionalização. 

O site é divulgado nacionalmente, mas o uso dele ocorre por região. Por mais que a internet seja uma rede global, a maior parte dos serviços funcionam bem em nível local, onde as pessoas moram, trabalham e se divertem. A facilidade em acessar grande parte das informações sobre o imóvel antes do primeiro contato é um diferencial importante, uma vez que poupa tempo tanto do comprador, quanto do Gestor Imobiliário.

Segundo especialistas, a internet mudou a maneira de negociar imóveis no Brasil e hoje a maioria dos clientes passa pelo mundo virtual antes de efetivar a compra.

O mercado imobiliário na internet ainda sofre com a carência de informações. Boa parte dos anúncios de imóveis não contam com material relevante para uma primeira seleção dos imóveis de interesse. Muitos sites são desorganizados ou mesmo amadores, não contando com ferramentas úteis, como as redes sociais, que podem ajudar na promoção de um imóvel. 

Outro fator é cultural. Muitos Gestores Imobiliários ainda preferem usar a internet como segunda mídia de divulgação, logo depois do jornal local, mas isso vem mudando. Muitos estão buscando fazer seus sites de maneira profissional e divulgando o endereço no próprio anúncio impresso. Os jornais por sua vez também estão investindo em anúncios online, dentro da própria estrutura ou através de parcerias com portais especializados como acontece com o jornal A TARDE. A internet, dentro de alguns anos, vai ser o único canal para negociar imóveis, impulsionada principalmente pela curiosidade do brasileiro pela novidade.

O diferencial do site para os outros veículos de anúncios de imóveis é que é possível
agregar o máximo de informação no anúncio. Dispor de um formulário de cadastro dinâmico, que se adapta ao tipo de imóvel que está sendo inserido, retirando ou acrescentando campos automaticamente. Além disso, temos novas funcionalidades, como um sistema de interação entre o vendedor e o interessado, além de um sistema de promoção do anúncio em mídias sociais. Outro diferencial importante é um canal esspecífico para lançamento de imóveis e primar sempre pela qualidade na apresentação e fidelidade das informações. Agora é com Você! As Tecnologias da Informação estão a seu serviço.

Autor: Robson Borba - Palestrante e consultor de empresas. 
Contatos: palestras@robsonborba.com.br

4 comentários:

  1. Olá,

    Preciso de um documentário sobre a imobiliaria antes da informatização.

    Att,
    gislene.alexandrino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Marcos, você não citou a fonte de parte de seu texto. Você tem autorização para isto?

    http://robsonborba.wordpress.com/artigos/a-tecnologias-da-informacao-e-o-mercado-imobiliario/

    professormarceloribas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Professor Marcelo Ribas,
    Peço desculpas por nossa injustificável falha.
    A fonte já foi devidamente citada.
    http://robsonborba.wordpress.com/artigos/a-tecnologias-da-informacao-e-o-mercado-imobiliario/

    Abs.
    Marcos Mascarenhas

    ResponderExcluir
  4. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir