quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CONSTRUTORAS SÓ PODEM COBRAR JUROS APÓS A ENTREGA DAS CHAVES


Tribunal decidiu que prestação só pode ser corrigida após a entrega das chaves, pois encargos da obra já estão previstos na mensalidade.
Uma decisão anunciada ontem pelo Superior Tribunal de Justiça vai facilitar a vida de milhões de pessoas que compram imóveis na planta. As prestações vão pesar menos no bolso. Construtoras não podem mais cobrar juros de imóveis na planta antes da entrega das chaves.
Essa é uma briga antiga. Em 2001 a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça já tinha editado uma portaria declarando abusiva qualquer cláusula que permitisse este tipo de cobrança. Mas a prática continuou.
Agora as construtoras só podem cobrar juros depois de entregar as chaves. A Justiça considerou que as empresas já recebem pagamento antecipado por imóveis na planta por que o comprador acerta parte da dívida antes mesmo de poder usar a casa ou apartamento.
Para o Superior Tribunal de Justiça a cobrança de juros durante a obra é descabida por que todos os custos da construção estão embutidos no preço final.
O Superior Tribunal de Justiça julgou o caso de uma compradora da Paraíba. Ela entrou na Justiça contra a cobrança de juros que foi obrigada a pagar. A construtora recorreu ao STJ e perdeu.

2 comentários:

  1. Achei interessantíssima essa decisão! Li no www.estadao.com.br que, de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor, os clientes que sofreram esse tipo de cobrança possuem o direito de receber em dobro os juros cobrados pelas empresas antes da entrega das chaves.

    ResponderExcluir
  2. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir