quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ESPECIALIZAÇÃO EM DIFERENTES SEGMENTOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Foto: Vista panorâmica do bairro Itaigara/Salvador Ba.

O mercado imobiliário, cada vez mais, vem se diversificando e a corretagem imobiliária deve se adequar a esta nova realidade. Em grandes centros, as imobiliárias e os corretores de imóveis devem saber se posicionar e encontrar uma ou mais áreas de especialização. Estas áreas de especialização podem ser determinadas pelos seguintes critérios:

Funcional – Atua de forma convencional e comercializa todos os tipos de imóveis.
Por área geográfica – Atua em diferentes bairros ou regiões. Facilita o conhecimento do bairro e o atendimento às especificidades do local.
Por produtos – Atua com determinados tipos de produtos. Torna possível maior proximidade à clientela, o que facilita o conhecimento e domínio dos produtos similares que a concorrência oferece.
Por clientes – Atua junto a diferentes tipos de clientes em função dos perfis e das necessidades deles.
Por valor - Atua em função da variação do valor e dos tipos de clientes atendidos.
Misto – Atua combinando mais de uma forma de segmentação.

O corretor de imóveis que preferir atuar como especialista é um profissional que se ocupa exclusivamente de um segmento específico do mercado.
Exemplo: Especialista em apartamentos de 4 dormitórios (Por produto). Especialista em apartamentos de 4 dormitórios, no bairro Itaigara (Misto – Por produto e Por área geográfica).

Falando do bairro Itaigara, à titulo de exemplo, para segmentação do nicho de mercado a explorar, segue abaixo as informações mínimas necessárias antes que você eleja o seu público alvo e concentre toda a sua força de trabalho. Os índices abaixo devem ser prospectados nos bairros em que você atua, o que lhe proporcionará um sólido conhecimento do mesmo e dos seus "prospects".

Bairro: Itaigara *

- Aspectos geográficos

Área 1,64 km²
População 16,501 hab.
Densidade Não disponível
Total de domicílios 4.389
Bairros limítrofes Pituba, Caminho das Árvores e Iguatemi

- Indicadores

IDH 0,971 muito elevado
Renda per capita R$ 2.135,54
Índice de Gini 0,46
Analfabetismo 0,92 (15 anos ou mais) %
Expectativa de vida ao nascer 80,13 anos

- Serviços Básicos

Energia elétrica 100 %
Água encanada 99,95 %
Coleta de lixo 100 %

*Indicadores passíveis de atualização.

Sobre o Índice de Gini:

O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.
No caso do bairro Itaigara, o índice de Gine é 0,46%.
O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, tais como, medir o grau de concentração de posse de terra em uma região, da distribuição da população urbana de um país pelas cidade, de uma indústria considerando o valor da produção ou o número de empregados de cada empresa, dentre outros.
O índice de Gini, foi criado pelo matemático italiano Conrado Gini, e publicado no documento "Veriabilità e Mutabilità" (italiano:"variabilidade e mutabilidade"), em 1912.

PERGUNTO: Você já fez uma análise do seu segmento de mercado?

Um comentário: