quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS VERDES PODEM SER ACESSÍVEIS?


A grande preocupação mundial com os efeitos do aquecimento global e com a redução da disponibilidade de recursos naturais antes abundantes como a água e a energia elétrica, acendeu o sinal de alerta para a humanidade e acabou criando uma verdadeira febre ecológica que se espalhou por todos os ramos da economia e da atuação humana.

Como não podia deixar de ser, essa febre chegou também aos empreendimentos imobiliários e provocou o aparecimento dos chamados imóveis verdes. Prédios planejados e executados com a preocupação fundamental de agredir o menos possível o meio ambiente, de utilizar somente materiais oriundos de fontes certificadas e que não agredissem o meio ambiente; toda a madeira necessária a construção ou ao acabamento também deve ser oriunda de regiões de reflorestamento e ser certificada; além disso, esses empreendimentos imobiliários devem prever a possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos e dejetos produzidos durante sua construção e posterior etapa de ocupação. Também os esgotos e o lixo produzidos devem ter total tratamento e destino correto para que um desses empreendimentos imobiliários receba uma certificação de que é um prédio verde.

Com isso; os custos operacionais e, conseqüentemente, o preço de venda elevam-se normalmente muito além dos empreendimentos imobiliários convencionais o que para muitos empresários do ramo pode se constituir num entrave ao sucesso dos empreendimentos. Entretanto, essa visão já é ultrapassada e os sucessos comerciais alcançados em outros países e, até mesmo, aqui no Brasil mostraram claramente que os empreendimentos imobiliários ecologicamente corretos (verdes) têm um apelo quase irresistível para o público consumidor mais preocupado com essas questões ambientais. Ao mesmo tempo, esses prédios possuem uma vantagem imbatível de serem responsáveis por uma grande economia de recursos financeiros de seus ocupantes graças a forma como são planejados e construídos. A economia nas contas de água, luz e gás; pode representar muitas vezes (em longo prazo) a recuperação da diferença paga a mais pelo imóvel e ainda um valor muito superior a ela. O que torna essas moradias muito atraentes para os que conhecem os benefícios agregados a um projeto verde.

Um aspecto interessante levantado por esses empreendimentos imobiliários verdes; é que seu principal ponto de atração é justamente o diferencial ecológico e o apelo que essa mensagem tem hoje na mente dos consumidores de maior poder aquisitivo e mais preocupados com as questões de sustentabilidade e de longo prazo.

Empreendimentos Imobiliários Verdes são o Futuro

Por essas e outras razões, os empreendimentos imobiliários com preocupação com a qualidade de vida de seus ocupantes e com a interferência mínima no meio ambiente são o futuro da construção civil em qualquer das grandes cidades do planeta. Por uma questão muito simples, esses empreendimentos imobiliários acabarão por tornarem-se o padrão de construção e garantirão que as grandes cidades não se transformem em lugares impossíveis de se viver num mundo cada vez mais degradado e afrontado pelas mãos do homem.

É muito claro então, que esses empreendimentos imobiliários verdes são totalmente viáveis e se tornarão grande sucessos de marketing e de vendas sempre que forem erguidos e lançados ao mercado consumidor. Uma nova forma de morar com um novo jeito de pensar e planejar imóveis.

Fonte: www.apartamentossustentaveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário