sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FEIRA DE SANTANA - BAHIA: CORRETOR DE IMÓVEIS DENUNCIA A CONSTRUTORA RCARVALHO POR FRAUDE NOS CONTRATOS DO PROGRAMA FEDERAL MINHA CASA MINHA VIDA

Construtora RCarvalho está envolvida em crime ambiental, lesão a trabalhadores e fraudes contratuais, apontam denúncias.

A Construtora RCarvalho Empreendimentos Ltda. situada em Feira de Santana, na Avenida Getúlio Vargas, número 3649, está sendo denunciada por fraude pelo corretor de imóveis Carlos Augusto Oliveira da Silva, que tem registo no CRECI de número 12767. Segundo a vítima, ele foi surpreendido na manhã de 26 de outubro, ao se dirigir à sede da empresa com o intuito de quitar a parte da construtora na aquisição do bem, quando foi informado que a unidade que adquirira em 18 de março de 2009, foi vendida para outra pessoa.

“Dirige-me à sede da RCarvalho com o intuito de antecipar o pagamento da parcela da entrega das chaves. Fato que só deveria ocorrer em janeiro, quando a empresa promete entregar a unidade 4, quadra A, do condomínio residencial Viva Mais Villa Olímpia II. Apesar do contrato estabelecer a data de dezembro para entrega, quis me antecipar. Ao me dirigir ao caixa da empresa fui informado que o meu contrato não constava no sistema e que deveria ir à atendente para que ela me esclarecesse o que estava ocorrendo”, explica Carlos Augusto.

Conforme relata, ele se dirigiu a estação de atendimento cinco, cuja atendente, Bruna Karla do Nascimento Santos, lhe informou às 09h38min que a sua unidade residencial tinha sido vendida. Acompanhado de Vanuza Rios, a vítima da fraude perguntou o que motivara a empresa a vender a unidade sem lhe comunicar? “Avisei a Bruna que a nossa conversa seria gravada a partir daquele momento. Usei o celular e registrei a declaração onde ela confirma a venda do imóvel”, declara Augusto.

Em seu relato, ele afirma que Bruna informou que o contrato tinha uma observação da Caixa sobre um empréstimo que ele havia adquirido. Segundo Augusto, ao verificar a documentação, só constavam registros de Ok, nas diversas partes do documento com a logomarca da Caixa Econômica. “Estive pessoalmente na Caixa meses atrás e fui informado que o meu contrato estava em andamento, até uma conta solicitaram que abrisse. Tive acesso ao documento datado de 17 de maio de 2010 e fotografei sem que a atendente percebesse. Solicitei uma declaração da empresa informando, o motivo da venda do imóvel, o valor da venda, a data e a falta de comunicado. Negaram-me tudo. Atitude típica de fraudadores”.

“Fui encaminhado ao advogado da empresa “Doutor” Leonardo Rios, OAB/BA 26.559, disse-lhe: bom dia. E que doravante a nossa conversa seria gravada, pois se tratava de uma empresa que praticava fraudes contratuais. Ele se recusou a aceitara gravação. Eu lhe respondi que tudo bem. E na sequência ele me pediu para ver se realmente eu não estava gravando. Entreguei-lhe o aparelho e o informei que ficasse registrado que a secretária Vanuza Rios, era testemunha da conversa. Também se fazia presente Junacimar, funcionária da RCarvalho.”, expõe Augusto.

Seguido com o relato, Augusto se disse surpreso com a reação do advogado e que ficou preocupado. “Se recusaram a me entregar declarações das atividades ilegais e imorais que praticavam conta mim, além de registros eletrônicos dos diálogos. Percebi que o caso era gravíssimo. Informei ao advogado que a obrigação conatural deles era me oferecer o imóvel para quitação na entrega das chaves.”, declara categoricamente.

Segundo Augusto, o advogado da empresa percebendo a gravidade do ilícito praticado, lhe ofereceu uma nova unidade residencial no mesmo empreendimento, porém com reajustes contratuais. “Quando ele propôs uma nova unidade aceitei e tudo corria bem, até o momento em que ele me apresenta uma proposta com valores corrigidos. Quando adquiri o imóvel, o contrato era de R$ 76.717,50, o que ele me apresentara era de R$ 85.483,69. Disse-lhe que o contrato atual deveria manter as mesmas características do contrato anterior. Foi quando, mais uma vez, o fraudador tentava me explicar que o sistema atualizava tudo e que não poderia ser de outra forma. O fato grave é que o imóvel que foi comprado em março de 2009. Quando ficar pronto, passa automaticamente a valer R$ 120 mil. Ele foi construído com parte do meu dinheiro. Paguei o corretor e parcelas do imóvel em construção. Fui lesado da forma mais vil.”

O JGB tentou manter contato com o advogado Leonardo Rios, mas até a publicação da matéria, ele não se encontrava na empresa. Uma fonte nos informou que diversos moradores entraram com ações coletivas contra a RCarvalho. A construtora havia vendido imóveis com especificações técnicas de determinados materiais e os estava substituído por outros, à revelia dos contratos. A empresa também foi denunciada ao Ministério Público por fornecer alimentos estragados aos seus funcionários, alguns deram entrada no hospital. Ela foi condenada por crime ambiental e pagou com a construção de uma praça em frente ao colégio Estadual.

Fonte: Jornal Grande Bahia




6 comentários:

  1. Bem, eu também comprei uma unidade da RCarvalho. Ainda não cheguei ao ponto de resolver questões contratuais. No entanto, desde já, percebi o péssimo atendimento que eles prestam aos seus clientes. Atrasos e falta de informações. É bom que todos fiquem sabendo para tomar uma melhor decisão quanto a comprar de um futuro imóvel.

    ResponderExcluir
  2. Amigos, também adquire um empreendimento junto à RCarvalho. Os atrasos são um absurdo, além da falta de informações e vários mal entendidos.

    Além disso, quando procurados pela agência da Caixa Econômica Federal do Iguatemi de Feira de Santana-BA, a atendente disse que só poderíamos abrir a conta bancária exigida mediante a contratação de um serviço bancário, como por exmplo, seguro de vida. Até onde sei isto caracteriza venda casada e esta prática é criminosa. A atendente disse que seríamos prejudicados se não o fizesse e se negou a chamar o gerente. Quem é pior a RCarvalho ou A C.E.F ?

    ResponderExcluir
  3. NÃO COMPREM CASA COM A RCARVALHO, A EMPRESA SO QUER SABER DE GANHAR DINHEIRO ÀS CUSTAS DE TRABALHADORES HONESTOS.
    Estou enfrentando problemas junto a RCarvalho referente a entrega de imóvel, adquiri uma unidade do Viva+Master, a entrega do imóvel que deveria ocorrer em Janeiro de 2010, agora está prevista para Dezemmbro 2011. A CAIXA diz que só agora o projeto do empreendimento foi aprovado para poder liberar recursos, A rcarvalho começou a vender as unidades em Abril de 2009,É MUITA IMCOMPETÊNCIA , enquanto isso o valor das unidades vai sendo corrigido pelo INCC, será que é proposital? Fiquem alertas, empresas desonestas não devem sobreviver

    ResponderExcluir
  4. A RCARVALHO vende casas de péssima qualidade, cobrando caro, explorando os operários, lembrem que por três vezes os trabalhadores das obras já foram parar em postos de saúde devido a péssima qualidade da comida, e ainda por cima nenhuma obra é entregue no prazo.

    ResponderExcluir
  5. Adquiri imóvel no Viva+ MAster em maio/2009, até hoje não tenho contrato, falei em Dezembro/2010 com esse Leonardo Adv da empresa ele disse que estaria providenciando meu contrato. Agora ele sumiu, nunca pode atender telefone, nunca chega, e sempre já saiu, e-mail também não adianta. ELe deve ser mesmo muito ocupado, o salário dele ser compensador para ele se dispor a defender uma empresa como essa.

    ResponderExcluir
  6. Adquiri uma unidade no Residencial Viva+Master em maio/2009, com entrega prevista para Janeiro de 2011.
    Estamos em MArço de 2011, a obra está praticamente parada e agora a previsão de entrega é Dezembro/2011.
    Passados dois meses do pazo para entrega da obra, numa tentativa de burlar os direitos dos clientes a RCarvalho quer que assinemos contrato com data retroativa de junho de 2010 confirmando a entrega para Dezembro de 2011.
    Mais uma vez fraudando documentos.Não sei onde isso vai parar. Falei com o "Doutor" Leonardo e ele confirmou a posição da empresa, afirmando que a Rcarvalho só fará os contratos dessa forma, e quem não assinar,terá a relação com a construtora regida pelo contrato de Promessa de compra e venda, ou seja, sem nenhuma garantia legal. Aquelas pessoas que tb compraram uma unidade neste empreendimento , peço que entre em contato comigo e-mail:janainaguanais@hotmail.com

    ResponderExcluir