domingo, 7 de novembro de 2010

INTERNACIONAL: REAL STATE NA AUSTRÁLIA


Real Estate Agencies significa Agências de Imóveis ou uma Imobiliária, e provavelmente você terá contato com alguma, caso pretenda alugar ou comprar um imóvel na Austrália. O corretor (Real Estate Agent), sempre sorrindo e bem vestido, lhe atenderá prontamente principalmente se seu objetivo for o de comprar ou vender um imóvel. Imóveis representam o maior bem que um australiano terá na vida, o que produz segurança e valorização ao longo dos anos. Como tal, o mercado é ultra regrado para evitar fraudes e desonestidades, mas nem por isso deixa de ser bem especulativo, como é o caso dos preços inflados de Sydney, em relação ao resto do país. Para se tornar um Real Estate Agent, a pessoa tem que fazer um curso específico, e depois obter uma licença para exercer a profissão. A coisa é séria, ultra organizada, e bastante fiscalizada pelos orgãos competentes. O mercado de imóveis é simplesmente o maior mercado da Austrália, e ao redor dele giram uma gama de profissões que garantem empregos para uma variedade de setores, tais como para Construtores, Pedreiros, Encanadores, Pintores, Carpinteiros, Advogados, Avaliadores, Bancos, Seguradoras, isso só para citar alguns. No sentido da palavra, é um mercadão.

Por lei não é necessário usar um Real Estate, para comprar, vender, ou alugar um imóvel, e a transação pode ser efetuada diretamente pelas partes interessadas. Porém, a grande maioria dos australianos usam os serviços de algum Real Estate (só conheci duas pessoas que nunca usaram). Por isso, você poderá encontrá-los em grande quantidade em cada bairro da Austrália, bem como em áreas rurais. Os principais serviços oferecidos por eles, vão desde a intermediação na compra e venda de um imóvel, passando pela administração de aluguéis, compra e venda de negócios, leilões de imóveis residenciais, comerciais e industriais, além de outras coisas mais. Existem companhias que se envolvem não somente na compra e venda de fazendas, mas até mesmo na venda dos bois. Você poderá encontrar agências que são especializadas em uma única área, como na de aluguéis por exemplo, ou em leilões, ou uma que só negocia galpões industriais. Mas a maioria (muitas são multinacionais com zilhões de filiais no mundo todo) têm vários setores, cada qual especializado numa área do mercado. Muitas das lojas de Real Estate que você vai ver na rua, funcionam como franqueadas de grandes, e tocadas por marido e mulher, com a ajuda de alguns funcionários e corretores.

O primeiro passo para contatar um Real Estate, é dar uma volta até a esquina, ou ao centro comercial do seu bairro. Você vai achar pelo menos um par deles, sendo que você deve entrar em todas que encontrar, pois cada uma possui uma listagem diferente das ofertas de imóveis naquela área. Isso vale tanto para compra, venda, ou aluguel. Real Estates localizados em determinado bairro, são geralmente especializados em imóveis naquele bairro, mas isso não impede que tenham listagens de bairros diferentes (sempre tem). As vitrines das lojas de Real Estate, são decoradas com fotos e descrições dos imóveis que tem para oferecer (vide foto no topo do post), mas a listagem lá dentro é bem maior. Os jornais de Sábado trazem um caderno gigante (se tirar fora, o jornal fica fininho) lotado de fotos de imóveis para todos os usos. Para quem não se encontra na cidade, uma rápida consulta ao catálogo das Páginas Amarelas (Yellow Pages) bem como uma consulta na internet, dará como resultado um monte deles. Exemplo, tecle na Google "Real Estate Brisbane" a Google chega a engasgar tal o tamanho da listagem.

Existe também a figura do Broker que é uma espécie de Agente de muitos Real Estates. Você vai encontrar Brokers para todo o tipo de situação. Por exemplo, se quiser comprar o ponto ou o imóvel de uma padaria, restaurante ou algum negócio, em geral se procura um Business Broker. O Broker vai investigar dentre vários Real Estates, e saber quem tem o quê, e quanto quer pelo negócio. Se fechou o negócio, e se houver a necessidade de efetuar um seguro, você poderá procurar uma seguradora, ou então um Insurance Broker, que lhe dirá qual a companhia que está oferecendo o seguro mais barato para a sua situação. Real Estate Brokers assim como os Real Estates, atuam em todas as áreas do setor imobiliário da Austrália. Os Real Estates cobram comissão de quem vende ou aluga o Imóvel (chamado de Landlord ou Proprietor), e não do Interessado em comprar ou alugar. O Broker, divide a comissão com o Real Estate que ofereceu a listagem.

Nota : Se você estiver interessado num imóvel residencial para alugar, procure um Real Estate somente pois Brokers não se metem muito em aluguéis residenciais (é café pequeno), mas mesmo assim existe Broker para tudo.

Nota : Qualquer um pode comprar um imóvel na Austrália, incluindo os estrangeiros e até estudantes internacionais. Não tem lei que possa impedir. Agora para receber financiamentos, depende de outros fatores.

O Código Secreto dos Real Estates: Para economizar espaço no jornal e gastar menos, os Real Estates abreviam os anúncios de forma criativa, mas parece como hieroglifos para que não está acostumado. Após anos para decifrar o emaranhado, publicamos com exclusividade um dicionário básico do que essas palavras no jornal significam:

Single Lock Up Garage = Garagem fechada para um veículo.
dlug Double Lock Up Garage = Garagem fechada para dois veículos.
Carport = Estrutura coberta porém aberta nas laterais para guardar um carro (entenda como um telhadinho sobre o carro).
Off Street Off Street Parking = Vaga para carro descoberta, nas dependências do imóvel.
furn Furnished = Imóvel mobiliado.
unfurn Unfurnished= Imóvel não mobiliado, vazio.
p.w. Per Week = Preço por semana de aluguel.
lge Large= Imóvel ou cômodo grande, espaçoso.
ens Ensuite = Quarto com banheiro acoplado.
brm Bedroom = Quarto de dormir.
bthrms Bathrooms = Banheiros.
f.fenced Fully Fenced = O imóvel é totalmente cercado ou possui um muro.
d/washer Dish washer = possui máquina de lavar louça.
Unit = Um apartamento ou Unidade dentro de um prédio.
Complex = Um complexo de vários blocos de prédios num mesmo terreno.
Home = Casa simples normalmente com um ou 2 andares.
Town House = Casa normalmente com 2 andares em formato de prédio. Normalmente não possui grandes áreas de lazer.
Granny Flat = Um pequeno apartamento (1 quarto) acoplado a uma casa. ( entenda como o quarto da sogra).
ent. room Entertainement Room = Quarto separado para recreação.
Study = Similar ao acima, porém menor, propício para estudos, leitura etc. (Pode ser entendido como um estúdio pequeno).
Incl. Included or Inclusive = Inclui ou está incluído.
BBQ Barbecue area = Área externa para churrascos.
Tiled = O imóvel (ou cômodo) é com piso de madeira, lajota ou cerâmica.
Cul-de-Sac = Uma rua sem saída.




"Pois é querida, o agente disse que esse imóvel era uma antiga casa para girafas que agora virou um teatro".

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Another new aspect is on the front, right above the display on the upper right corner.
    This battery really surprised me with how much work I could get done in a single day.
    3 Mp, the camera is clearly aimed at competing with other semi-high
    range cameras, not those that compete with those inside a smartphone or tablet.


    Check out my weblog samsung galaxy note

    ResponderExcluir
  4. To start with, see if it is possible to sell your
    car or cars. Fadell has worked with Steve Jobs for several years and architected Apple's i - Pod and the first few versions of the i - Phone, some of the most successful consumer electronics products in our time. This keeps your unit from having to work so hard to heat the water.

    Feel free to visit my blog; nest thermostat

    ResponderExcluir
  5. The manufacturer claims if this can improve text entry speeds by
    30%. 3 inches screen, there is 285 pixel in one inch, it is
    also called ppi. It's just a minor annoyance, because the tablet can fit in one hand, and therefore always stay directed to the user.

    Feel free to surf to my web page: samsung galaxy tab

    ResponderExcluir
  6. So it really is greater to decide a 5-8 mega
    pixel cam and pay out far more consideration to the Nikon digital camera batteries in its place.
    A few in-camera retouching options are also available, including image
    cropping and red-eye correction. The portal has been packaged with all these lenses and is an effort
    towards making it a single stop shop for photographers looking for Nikon camera lenses.


    Have a look at my page :: nikon d7100

    ResponderExcluir
  7. However, with a mobile phone, you will have to be acutely aware of your surroundings.
    I make a copy of every tune I've ever liked on my iphone. Though it cannot offer you emailing, application downloading, etc.

    My page - samsung s4

    ResponderExcluir
  8. One user reportedly says that this cover might have got smashed when the
    phone was ran over by a car, but it did its job in
    protecting the phone. With release of the handset
    comes Samsung Galaxy s3 deals.
    Online retailers like Expansys, Clove and Mobile - Fun have
    indicated that the white version of Samsung Galaxy Nexus
    will be available within February next.

    ResponderExcluir