sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SUSTENTABILIDADE: O SELO BREEAM


O setor da construção civil está relacionado a significativos impactos ambientais. No Brasil as atividades da construção e utilização dos edifícios tem levado ao consumo de cerca de 50% da energia elétrica gerada, 20% da água tratada, 75% dos recursos naturais extraídos do meio ambiente e a produção de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Profissionais e empresas ligados à cadeia construtiva que tem consciência deste quadro e buscam melhorar a qualidade dos espaços construídos com soluções que preservam o meio ambiente ao mesmo tempo que promovem o conforto e bem-estar das pessoas, para esta e as próximas gerações, tem crescentemente buscado a certificação de edifícios.

Para obter a certificação de edifícios como sustentáveis pode-se adotar diferentes métodos. Estes métodos avaliam principais aspectos ambientais que devem ser considerados em edifícios mais sustentáveis, como redução de consumo de água, de energia, na diminuição do impacto de especificação de materiais e sistemas no desenho urbano e na emissão de carbono e geração de resíduos, entre outros.

A certificação de construções tem grande receptividade pelo público, agregando muito valor e respeitabilidade aos empreendimentos e sendo, ela mesma, mecanismo de comunicação e divulgação do movimento por um mundo mais sustentável.

BREEAM (que significa Building Research Establishment Environmental Assessment Method) foi o primeiro sistema, criado em 1990 na Inglaterra, a oferecer um selo ambiental para edifícios. Várias outras metodologias surgiram depois para diferentes países, sendo que a maioria delas baseando-se no BREEAM.

Os principais diferenciais do BREEAM em relação às demais metodologias são: o rigor e profundidade de seus critérios, constantemente atualizados através da sua estreita relação com pesquisas acadêmicas e análise laboratorial do ciclo de vida de materiais e sistemas; e a sua adaptabilidade para ser aplicada em diferentes culturas, como calibragens regionais para refletir questões de diferenças ambientais que afetam outras partes do planeta.

O BREEAM tem um número expressivamente maior de prédios registrados ao redor do mundo, em relação as outras certificações: mais de 110.000 edifícios, enquanto o LEED tem em torno de 20.000 e o HQE um pouco mais de 1.500.

O objetivo maior da certificação BREEAM é contribuir para o desenvolvimento do ambiente construído avaliando e propondo soluções mais sustentáveis para diferentes programas de projeto, promovendo a transparência e o atendimento de conforto e necessidades das pessoas agora e nas futuras gerações.

Fonte: Incorporação Imobiliária | (Movimento Terras) – www.movimentoterras.com.br

2 comentários:

  1. Thank you for your articles that you have shared with us. Hopefully you can give the article a good benefit to us. Breeam Ap Bristol

    ResponderExcluir