sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ENTREVISTA: DIOGO FRANCISCHINI, DIRETOR RE/MAX PARA A BAHIA E SERGIPE




DIOGO FRANCISCHINI

P: Talvez muitos ainda estejam curiosos, por isso vamos começar perguntando: o que é a RE/MAX?

DF: A RE/MAX é a maior rede imobiliária do mundo em volume de transações. Foi fundada em 1973 por Dave Liniger na cidade de Denver, CO (EUA). Nasceu a partir da idéia de que os corretores de imóveis poderiam ser pessoas tão bem-sucedidas quanto outros profissionais como médicos e advogados, desde que oferecessem um serviço diferenciado, com muita ética e profissionalismo, trazendo o máximo resultado para seus clientes compradores ou vendedores de imóveis.
Com o passar do tempo, o processo de expansão começou a ocorrer dentro de um modelo de franquia. Donos de imobiliárias, corretores e investidores compravam a franquia e passavam a operar dentro do modelo determinado pelo franqueador, garantindo assim que o padrão de qualidade fosse mantido. Hoje já estamos em 80 países com mais de 7 mil imobiliárias franqueadas e cerca de 100 mil corretores prestando serviços de intermediação para compra, venda e aluguel de imóveis.
Em 2009, Renato Teixeira, sócio da Cia Lançamentos Imobiliários, uma das maiores imobiliárias do Brasil trouxe a franquia para o Brasil e escolheu José Azevedo Filho, proprietário da Ello Imóveis para adquirir a regional Bahia e Sergipe. Ambos já vinham desejando trazer a marca pois estão certos de que esse modelo de trabalho é o futuro do mercado imobiliário.

P: O que os clientes compradores e vendedores de imóveis ganham com a chegada da RE/MAX?

DF: Pra mim são três pilares: segurança, qualificação e resultados. Quando conversar com um corretor RE/MAX, o cliente terá certeza de que está lidando com um profissional competente, muito bem treinado e comprometido com a ética, amparado e supervisionado por uma organização internacional reconhecida pela sua seriedade e respeito ao cliente. Além disso, os corretores da RE/MAX são os melhores do mercado e possuem acesso a ferramentas de última geração que contribuirão para que o cliente venda seu imóvel mais rápido ou encontre com maior facilidade a opção que melhor se encaixa em seu perfil e no perfil de sua família. Por exemplo, ao procurar um corretor RE/MAX para comprar um imóvel ele poderá lhe apresentar qualquer um dos imóveis cadastrados não só por ele como também por todos os outros corretores RE/MAX no mundo – só na Bahia já são mais de 60 corretores. Assim, dificilmente o cliente não encontrará o que procura. Acredito que é isso que os baianos vêm buscando. Encontrar empresas e profissionais do mercado imobiliário capazes de atender as suas necessidades e desejos com agilidade, profissionalismo e transparência.

P: Você disse que os corretores da RE/MAX são os melhores do mercado. De onde vem essa certeza?

DF: Em primeiro lugar do rigor no recrutamento. Os proprietários de franquias RE/MAX são treinados em técnicas avançadas de recrutamento e orientados a contratarem apenas corretores que preencham certos requisitos básicos. Além disso, os corretores RE/MAX passam por um volume de treinamento muito grande, muito acima da média praticada pelo mercado. Damos tanto valor aos treinamentos que temos uma universidade corporativa que leva aos nossos profissionais as técnicas mais modernas do mundo em cursos presenciais e à distância. Somos, inclusive, a única empresa do mundo no setor imobiliário que possui um canal de TV via satélite, a RE/MAX Satellite Network, que transmite conteúdo, treinamentos e programas de TV especializados. O portal (Clique no link) www.universidaderemax.com leva treinamentos e informações aos corretores RE/MAX 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo isso para levar o melhor serviço de intermediação imobiliária para os nossos clientes.

P: E com relação às transações internacionais, já existe interesse de clientes estrangeiros em imóveis na Bahia?

DF: A Bahia desperta muito interesse internacional, especialmente o seu litoral. Europeus e americanos têm investido bastante em propriedades na Bahia e na RE/MAX isso já começou a se concretizar. Temos corretores negociando terrenos e imóveis com clientes de Portugal, Espanha, Itália, Canadá e Estados Unidos. Esses clientes internacionais estão buscando imóveis para passar férias, para virem morar após se aposentarem e para investirem. Muitos terrenos estão sendo negociados com clientes estrangeiros que desejam trazer empreendimentos residenciais e hoteleiros. Sem esquecer que esse movimento tende a aumentar, pois estão vindo para o país a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Enfim, percebemos que já havia uma demanda reprimida e esses clientes agora se sentem mais seguros em fazer negócios tendo como intermediária uma organização que eles já conhecem e na qual eles confiam.

P: Por que um cliente se beneficiaria deixando seu imóvel com exclusividade para ser vendido por um corretor RE/MAX?

DF: Essa pergunta é muito importante e acho que devo começar explicando um pouco o que é a exclusividade. Quando uma pessoa deseja vender seu imóvel, ela procura um corretor de imóveis e lhe concede uma autorização de venda e publicidade, para que o profissional possa conduzir o processo da venda. Uma pessoa pode dar autorização de venda pra quantos corretores quiser, mas se assinar com um corretor um contrato de exclusividade, apenas ele poderá trabalhar a venda do seu imóvel durante determinado período.
Muitas pessoas têm medo de entregar seu imóvel para um corretor com exclusividade por não querer ficar presa a um único corretor. Temem que, se ele não se empenhar na venda precisará esperar que o contrato expire para fazer contato com outros profissionais.
Quando uma pessoa assina um contrato de exclusividade com um corretor RE/MAX, está na verdade entregando para uma rede de corretores espalhados por todo o planeta. Só em Salvador já são mais de 60 e até o final do ano serão mais de 200. E o sistema que gerencia as operações faz cruzamentos entre imóveis, clientes e corretores e envia o imóvel do cliente vendedor para os corretores da rede que estiverem atendendo clientes compradores em busca de um imóvel naquele perfil. Além disso, um corretor de imóveis RE/MAX se empenha muito mais em promover a venda de um imóvel que lhe é dado com exclusividade, elaborando um plano de marketing e promovendo ações visando identificar os compradores mais qualificados. Os dados estatísticos já nos mostram que um imóvel é vendido muito mais rápido quando dado com exclusividade para um corretor de imóveis RE/MAX do que quando é dado sem exclusividade a diversos corretores do mercado.

P: E para o corretor, qual a vantagem de se associar à RE/MAX?

DF: Os corretores RE/MAX são a elite do mercado imobiliário mundial. Recebem os mais avançados treinamentos através da Universidade RE/MAX e têm acesso às mais modernas ferramentas tecnológicas que tornam seu trabalho mais efetivo, maximizando os resultados. Passam a vincular seu nome à mais conhecida e respeitada marca do setor imobiliário mundial, passando a beneficiar-se de toda a sua comunicação. Além disso, contam com uma rede com mais de 100 mil outros corretores dispostos a fazer parcerias. Eles podem vender o imóvel de qualquer outro corretor da rede e todos podem vender o seu imóvel também. Em ambos os casos, as duas partes ganham. Há também as indicações vindas de outros estados ou países que também geram ganhos compartilhados. Todos ganham! Além disso, o corretor RE/MAX recebe em comissões cerca de 2,5 vezes mais do que a média do mercado.

P: A RE/MAX chegou ao Brasil em outubro de 2009. Deste a sua chegada, quantos franqueados tem a regional Bahia e Sergipe? E quantas estão em operação?

DF: Fico muito feliz em responder a essa pergunta, pois os nossos resultados superaram as nossas expectativas. A RE/MAX já conta com 11 franquias na Bahia e 2 em Sergipe. Dessas, temos em Salvador a RE/MAX G5 (Pituba) e a RE/MAX BrazilClass (Rio Vermelho) operando há alguns meses. Recentemente foram abertas a RE/MAX Stilo (Ondina), a RE/MAX Alpha Exclusive (Alphaville) e a RE/MAX Macro (Av. ACM). Fora de Salvador, temos operando a RE/MAX Bem Viver em Itacaré e recentemente foram abertas a RE/MAX Domus em Lauro de Freitas e a RE/MAX Beira Mar em Praia do Forte. Em Sergipe, a RE/MAX Líder está com sua abertura prevista para o início de setembro. As demais estão em processo de escolha de ponto e reforma, mas não demoram mais que dois meses para abrir. Já somos a maior rede de franquia imobiliária da Bahia e também a maior do Brasil!

P: E para o dono da imobiliária, qual a vantagem de se tornar um franqueado RE/MAX?

DF: Se estamos falando de alguém que já é dono de uma imobiliária, verá sua receita aumentar consideravelmente tornando-se um franqueado, pois corretores mais produtivos geram maiores ganhos para a empresa. Sua base de imóveis aumenta exponencialmente assim como a equipe de corretores. O franqueado passará, inclusive, a contar com uma ferramenta tecnológica de gestão chamada iBroker, através da qual poderá definir metas e monitorar o desempenho de cada corretor, identificando pontos a serem melhorados, levantando demandas para treinamento e exercendo uma supervisão mais eficaz. Agora, se estivermos falando de alguém que não possui uma imobiliária, terá a chance de investir em um negócio que une a segurança de um sistema de franquias com o potencial de rentabilidade do mercado imobiliário. A franquia imobiliária é o negócio do momento e a RE/MAX é definitivamente a melhor escolha, tendo sido eleita por cinco anos consecutivos a melhor franquia imobiliária do mundo pela revista Enterpreneur. Por isso, ninguém no mundo vende mais imóveis que a RE/MAX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário