terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO: 10 ERROS COMUNS EM MENSAGENS DE E-MAILS

Atualmente, em mensagens de e-mails é possível enviar diversos tipos de conteúdos (vídeo, fotos, figuras, texto, html...), mas não é pelo fato de poder enviar tudo isto que você deve! Primeiro, quanto mais "enfeitada" suas mensagens forem, mais há riscos de serem consideradas SPAM pelos filtros dos servidores de e-mails. Segundo, se os elementos (mensagens HTML) não forem bem dispostos podem confundir a leitura do conteúdo das mensagens, perdendo o leitor o interesse em abrir futuras mensagens que você enviar. Terceiro, mensagens de e-mails foram concebidas para comunicação e não para comércio (então não envie mensagens comerciais puras – desenvolva o conteúdo das mesmas dirigindo o leitor para o seu sítio).

Antes de enviar uma mensagem (ou mensagens), certifique-se que ela seja fácil e agradável de ser visualizada e lida, certifique-se que sua mensagem capture o interesse do leitor. Para lhe ajudar a compor melhor suas mensagens, veja abaixo os 10 erros comuns em mensagens de e-mails – para que você não os cometa!

1 Pontuação em Excesso

Uma primeira aproximação a este erro é quando você usa muitos sinais de pontuação como vírgulas, períodos, aspas, chaves... no assunto, títulos de suas mensagens e no próprio conteúdo das mesmas. Com o uso excessivo de pontuação em suas mensagens, você poderá dissimular o objetivo das mesmas, ou seja, poderá fugir do foco principal (alterando o sentido de frases, parágrafos) fazendo com que um leitor perca a atenção do objetivo das mensagens. Também evite usar pontuações como "!!!" , "???", "...", "!?!", "?!?" - o que fará com que suas mensagens possam ser filtradas como SPAM.

2 Usar palavras e frases com letras MAIÚSCULAS

Este é um método de "chamar" a atenção de um leitor para certa porção de uma mensagem, e que é utilizado bastante em mensagens SPAM. Sendo assim, evite usar palavras e frases somente com letras maiúsculas. Também, há a parte de estética, pois frases como, "VOCÊ NÃO VAI QUERER PERDER ESTA OPORTUNIDADE, VAI?", apesar de chamar a atenção para a porção em que ela está inserida, dá a impressão que o autor da mensagem está gritando!

3 Conteúdo muito longo

Evite escrever mensagens de e-mails com conteúdos longos. No geral, mensagens de e-mails têm suas "vidas" muito curtas, normalmente elas são apagadas após a leitura. Levando isto em consideração, o ideal é que se escreva uma mensagem curta e objetiva pois quem a estiver lendo terá tempo o suficiente para decidir se irá apagá-la, respondê-la ou guardá-la.

Quanto mais longa suas mensagens forem, mais é provável que talvez sejam apenas ignoradas para uma leitura posterior . Isto seria bom se este leitor recebesse apenas algumas mensagens por dia, mas lembre-se que normalmente recebemos dezenas de mensagens por dia, isto faz com que uma pessoa selecione várias mensagens e as apague (e sua mensagem que não foi lida, pode estar no meio delas). Outro ponto a observar é que dificilmente uma pessoa ler a mensagem como um todo, pelo contrário, uma mensagem de e-mail é primeiramente "vista", sendo focalizado certos pontos para leitura. Com relação a extensão do conteúdo, a situação piora quando além do conteúdo de certa mensagem ser longo, simplesmente descreve sempre a mesma coisa!

Use mensagens curtas, objetivas e que direcionem o leitor para o seu sítio, onde esta pessoa terá mais tempo para analisar o que está propondo. É mais fácil alguém colocar o endereço de uma URL nos favoritos de seus navegadores do que guardar uma mensagem de e-mail para uma futura leitura (e realmente lê-la).

4 Campo De (From) desconhecido

Além do campo assunto, o campo De (From) é fundamental para que uma pessoa ou abra a mensagem de e-mail para leitura, ou relate-a como SPAM ou a apague-a. Deixe bem claro neste campo quem você é e qual é a sua empresa. Atualmente, seguindo as diretrizes da CAN-SPAN ACT of 2003* o ideal é que componha este campo como: Seu Nome. O que mais encontramos é : Sua Empresa, não é prática condenável, mais é menos pessoal – lembre-se que mensagens de e-mails foram projetadas para comunicação social não para comércio puro e aplicado!

Resumindo, deixe bem claro quem é você e sua empresa neste campo. Envie somente mensagens de e-mails em que o endereço de e-mail de origem (o seu) é reconhecido pelos destinatários e que de preferência que estes destinatários tenham este endereço de e-mail (o seu) em seus contatos em suas contas.

* http://www.legalarchiver.org/cs.htm

5 Ligações Clique Aqui...

Os títulos e ligações são elementos importantes em mensagens de e-mails (às vezes mais importantes que o conteúdo). Em um parágrafo anterior eu afirmei que primeiro uma pessoa "ver" uma mensagem de e-mail para depois ler pontos específicos. Muitas pesquisas mostram que normalmente uma pessoa faz uma varredura (scanner) na mensagem de e-mail para depois ler certos pontos. Levando isto em consideração, foram apontados os títulos e ligações como elementos que mais chamam a atenção de uma pessoa durante esta varredura (excluindo imagens).

Ao se colocar ligações como "Clique Aqui...", há dois problemas:

1º. Durante esta varredura visual, a frase Clique Aqui... apesar de ser uma ligação, não descreve nada, fazendo com que às vezes nem seja percebida (pois a vemos o tempo todo pela Internet - é comum, corriqueira, rotineira).


2º. Apesar de muitos servidores terem suporte à mensagens HTML, muitos não dão suporte total ou mesmo não têm nenhum suporte à mensagens HTML, o que poderá fazer com que esta ligação não esteja ativa.

Ao invés de usar estas palavras, use palavras que já estejam incluídas no conteúdo de sua mensagem. Use estas ligações nos títulos do conteúdo de suas mensagens ou em frases separadas (em linhas isoladas e destacadas). Algo como: "Conheça mais 3 dicas para rejuvenescer sua pele."

6 Imagens desnecessárias em mensagens HTML

Não importa o quão interessante é o conteúdo de sua mensagem, pesquisas mostram que algumas pessoa "enxergam" apenas as imagens de suas mensagens (isto é relativo à pressa em ver o conteúdo da mensagem). É uma parcela muito pequena, mas pensando nisto, é bom que faça com que as imagens que usar despertem o interesse destas pessoas para o conteúdo de sua mensagem.

1º. Não use imagens de fundo (background) que dificultem a visualização da letras (contraste).

2º. Use imagens pequenas (thumbnails) com ligações apontando para páginas em seu sítio, onde terá as imagens originais juntamente com um conteúdo mais elaborado.

3º. Evite imagens pomposas que atraiam toda a atenção do leitor. O foco da atenção deve estar no conteúdo da mensagem.

4º. Use apenas imagens que estejam relacionadas com o conteúdo e objetivo de sua mensagem. Não use imagens em excesso, apenas uma ou duas é o suficiente.

Muitos servidores de e-mails (e clientes de e-mails) que suportam tags HTML não suportam bem o uso de imagens.

7 Campo Assunto (Subject) genérico

Após o campo De (From), o outro elemento que vai decidir o destino de suas mensagens é o campo Assunto (Subject). Dependendo da origem e objetivo de suas mensagens e da expectativa de um destinatário, um assunto do tipo "Newsletter #10" não despertará muito interesse ( a não ser que este destinatário já esteja esperando esta mensagem).

Se estiver usando mensagens diretas e promocionais tente usar assuntos que descrevam os benefícios imediatos que o destinatário terá ao abrir sua mensagem. Use o campo assunto para destacar um parágrafo (principal) de sua mensagem ou que seja um dos títulos do conteúdo de sua mensagem. Também é boa prática usar um gatilho psicológico no campo assunto (que irá ser repetido no corpo da mensagem), que desperte o interesse do leitor ou que o incite a realizar alguma ação.

Lembrando que usar assuntos como "Newsletter #10", "Curso Online – 3º dia"... é boa prática de e-mail Marketing segundo a CAN-SPAM ACT of 2003, mas nem sempre é boa prática de persuasão (convencer alguém a abrir sua mensagem). Não que não deva seguir as boas práticas, mas que deve saber medir o impacto de suas mensagens tanto em nível de boas condutas quanto em nível de efetividade de leitura.

Mantendo o assunto de suas mensagens interessante irá lhe ajudar a ter mais respostas das mensagens que enviar, mas mantenha a sinceridade e honestidade sobre a idéia do assunto. Você irá perder sua credibilidade se escrever assuntos maliciosos que não correspondam com o conteúdo de suas mensagens.

8 Ligações que apontam para o que não foi descrito

Descreva claramente qual o tipo de material ou o tipo de informação para as quais suas ligações estão apontando. Como exemplo, se uma ligação está apontando para um vídeo online, coloque algo como: " Assista este vídeo Os Segredos do MMN (.swf 4min)".

Pense nisto, um destinatário ler, "Saiba Mais Sobre Os Segredos do MMN" e no momento não tem tempo para assistir o vídeo (esperar carregar o vídeo, e assistí-lo). Ao perceber que se trata de um vídeo, com certeza perderá o interesse! É muito provável que sua mensagem seja apagada. Se você tiver avisado, com certeza se o destinatário tiver interesse, guardará sua mensagem para assistir o vídeo quando tiver um pouco mais de tempo.

A mesma regra deve ser aplicada quando a ligação apontar para arquivos que devam ser baixados (download) – ou descreva o tipo de arquivo e tamanho na mensagem ou na página de destino.

9 Anúncios não relacionados

Não importa se estas propagandas são de seus produtos ou de produtos de terceiros. Evite enviar estas propagandas se elas não têm vínculos (do mesmo mercado) com o conteúdo de suas mensagens. Se estiver enviando dicas de "cuidados sobre a pele", não tem razão para enviar propagandas sobre automóveis!

Tenha cuidado para não destacar excessivamente estas propagandas, fazendo com que o leitor pense que o objetivo da mensagem é apenas a apresentação de produtos ou serviços – mensagens de e-mails têm que ser informativas!

Evite colocar dezenas de propagandas no final de suas mensagens. Três seriam o suficiente e isto faria com que o destinatário as visse como "divulgação de produtos" e não como objetivos da mensagem!

10 Mensagens repetitivas

Mensagens com conteúdos repetidos (ou semelhantes) ajudam o destinatário a lembrar quem você é, por outro lado, desinteressam potenciais consumidores. Se perceber que suas mensagens não estão despertando o interesse de seus destinatários, tente reformular o conteúdo de suas mensagens: inclua um conteúdo novo e interessante em suas mensagens.

Se você desenvolver mensagens puramente comerciais, não irá despertar o interesse de sua audiência para que continuem a ler suas mensagens. O mais importante nesta estratégia de Marketing é que você mostre a seus leitores que você tem os produtos corretos para as necessidades descritas nas mensagens. Desta forma, tão logo um leitor esteja convencido que o seu produto irá realmente suprir aquela necessidade, não pensará duas vezes em adquiri-lo, pois ao longo do tempo, ele lhe conheceu melhor e tem certeza que você é a pessoa correta e que tem os produtos corretos para suas necessidades.

http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/10-erros-comuns-em-mensagens-de-e-mails-873116.html

Perfil do Autor
Júlio Araújo atualmente é o desenvolvedor do programa MailAutoresponder que é uma solução completa para quem não quer depender de serviços de terceiros para gerenciarem suas campanhas de e-mail Marketing. Confira este programa em http://produtos.embasex.net/MAResponder e entre de vez no mercado de e-mail Marketing!



Nenhum comentário:

Postar um comentário