quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COMO SUPERAR OS CONCORRENTES NA CAMINHADA PARA O TOPO


Como superar os concorrentes na caminhada para o topo? Como evitar que seu mercado seja conquistado por eles? O que diferencia você de seus concorrentes?

Muitas pessoas, quando questionadas sobre qual é a sua inteligência de vendas, ficam sem saber o que responder ou dizem coisas não muito claras. Boa parte dos líderes de vendas não se prepara adequadamente para ter uma boa estratégia, daí acabam competindo em uma mesma arena global, sem diferencial que justifique um caminho rumo ao triunfo.

Para construir uma boa inteligência em vendas, você deve desenvolver a criatividade, diferenciação e valor. Você facilitará o processo de elaboração de sua estratégia respondendo adequadamente as seguintes questões:

* Como sou visto pelos meus clientes?
* O que difere a minha abordagem de vendas das dos meus oponentes?
* Em quê o meu processo de vendas é melhor do que o dos concorrentes?
* O seu cliente vê diferença de proposta de valor entre você e seus concorrentes?
* Você se comunica por E-mail com 100% dos seus clientes?
* A sua estratégia de uso das mídias socias é superior a deles?
* Você faz follow ups por telefone com todos os seus clientes?
* Em que a sua logística é superior aos competidores?
* A sua equipe está melhor preparada para vender do que a dos competitores?
* O que você tem feito a mais do que eles para garantir relacionamento duradouro com os seus clientes?
* Quais ações de fidelização o diferencia dos oponentes?

Diante das respostas acima e em conjunto com o seu time, construa ou aprimore a sua inteligência de vendas, pois só assim você poderá fazer com que o preço não seja o principal e único fator de escolha de seus clientes. Lembre-se ainda que, os que não possuem uma boa inteligência de vendas são os primeiros a sucumbirem diante dos incipientes sinais de recessão econômica ou qualquer outro fator que restrinja acesso ao mercado.

Porém, é bom enfatizar que sem muita disciplina dificilmente alguém criará uma boa inteligência em vendas. Enquanto a economia está aquecida ninguém quer "perder tempo" preparando-se para eventuais desafios futuros. No entanto, o precavido sabe muito bem que é preciso cavar um poço antes de sentir sede. É como disse Brian Tracy: "A habilidade de disciplinar a si mesmo para adiar a gratificação de curto prazo, para desfrutar de recompensas maiores a longo prazo, é o pré-requisito indispensável para o sucesso."

Fonte: EVALDO COSTA
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário