quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A INFORMATIZAÇÃO DA INDÚSTRIA IMOBILIÁRIA


A Informatização e a Automação dos empreendimentos imobiliários são hoje requisitos que JÁ FAZEM A diferença, nas vendas, e têm sido uma das grandes preocupações do setor imobiliário.

A preocupação tem sido trazer ao mercado o que está sendo feito de novo, , nessa área, ajudando assim a modernizar o setor. As entidades voltadas para a industria imobiliaria já se preocupam com o assunto.

As pessoas estão cada vez mais querendo morar com conforto e podendo usufruir tudo o que as novas tecnologias têm para oferecer. A popularização da Internet já invadiu a periferia das cidades brasileiras e chegou até as favelas.

Escolas de informática e cidadania (as EICs) já fazem parte da força desse que é chamado de terceiro setor e que movimenta profissionais jovens em prol da cidadania.

Vale lembrar que o Dia Nacional da Inclusão Digital surge como um alerta e um estímulo contra a exclusão digital.

Fato é que, hoje, é comum trocar o CD pelo DVD e os desenhos animados dos "Jetsons" já não são tão futuristas quanto pareciam, na época em que foram lançados. A TV a cabo,o cabeamento da fibra otica são hoje produto agregado e não se concebe mais um lançamento imobiliário que não recorra também a ela.
Em certos nichos do mercado imobiliário, entretanto, tais inovações parecem ainda estar distantes de nosso dia-a-dia.

As soluções inteligentes para edifícios e casas com sistemas de Internet (por meio de acesso dedicado, eliminando o uso de linhas telefônicas convencionais), bem como controles de segurança e automação, já são ingredientes presentes no mercado imobiliário.

Começa a se delinear a planta telemática que mostra a distribuição dos pontos de Internet a serem planejados na habitação.

A Intranet, permitindo ao usuário ter acesso aos serviços do condomínio e do
empreendimento, a partir de seu próprio computador ou de sua TV, também já é um fato.

A administração e segurança do condomínio, ambas conectadas em rede, possibilitando controles como autorização de entrada de visitantes, também já são uma realidade e requisitos que fazem a diferença, na compra.

Temos ainda as consultas eletrônicas às informações do condomínio e a presença de shoppings virtuais (o comércio eletrônico), que acabam se tornando fonte geradora de receita para o condomínio.

Isso sem falar dos supermercados, farmácias e lojas interessadas em distribuir seus produtos, possibilitando taxas mais baixas e melhorando a relação de custo/benefício, tanto para os produtores quanto para os consumidores.

Outra realidade são os escritórios, shoppings e hotéis inteligentes, capazes de disponibilizar aos usuários sistemas específicos, como facilidade de impressão e escaneamento de documentos, mesmo quando distantes do escritório. O "check out" pode ser feito hoje dos apartamentos dos hotéis, pela TV, incluindo compras "on line" com soluções específicas, como "Transferência Eletrônica de Fundos"
(TEF).

Por todas essas razões, é preciso que o corretor esteja antenado com o presente/futuro, e que tenha uma visão pró ativa. Não podemos ficar para atrás. Por isso, temos de pensar na frente.


Fonte: Carlos Francisco Valverde, coordenador da Comissão de Treinamentos da Rede Imobiliária Campinas /Secovi.

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