terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO: PRÉDIO TAMBÉM ADOECE...


Nos últimos anos tem-se demonstrado especial preocupação em executar edificações com elevado potencial de durabilidade. A certificação das empresas construtoras e a qualificação de seus funcionários trouxeram grandes contribuições neste sentido. Assim, o processo de melhoria contínua exige aprimoramento dos procedimentos estabelecidos na empresa, além de treinamento dos profissionais envolvidos nas tarefas. Com referência a esses procedimentos, há necessidade de enfatizar a concepção e o detalhamento do projeto, o planejamento adequado das atividades e de seus prazos, o processo de informação dos técnicos sobre avanços científicos e tecnológicos, a racionalização dos processos e a adequação no uso dos materiais.
Por outro lado, a falta ou inadequação desses procedimentos, a alta rotatividade da mãode-obra e alguns novos materiais, muitas vezes, são fatores críticos para a determinação da qualidade do produto. Desta forma é possível verificar que se têm cometido enganos que contribuem de maneira acentuada para o aparecimento de problemas patológicos,levando à deterioração de prédios em fases muito recentes em relação ao início de seus usos ou ocupações. Deteriorações são alterações naturais que levam os materiais, componentes e, por conseqüência, a edificação à perda de desempenho. Essas perdas podem se dar também em decorrência de causas originadas nas diversas fases do processo de construção, caracterizando, nesse caso, a ocorrência de um problema patológico, ou seja, de uma patologia. Uma enorme quantidade de edifícios em todo mundo tem problemas relacionados a um desempenho insatisfatório, seja em termos globais, seja em termos parciais. O levantamento desses problemas em edificações e em seus componentes sempre foi objeto de estudos pelos pesquisadores, pois, conhecendo-os, é possível obter informações sobre suas causas, origens, medidas de recuperação e prevenção. O objetivo da avaliação de desempenho é verificar como o produto, submetido às condições de exposição ao uso, comporta-se em relação às necessidades de seus usuários.
Os momentos básicos em trabalhos relacionados a patologias em edificações são o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento. O diagnóstico pode ser definido como a constatação da existência da patologia, identificação da espécie, das causas e da origem dos problemas. Para diagnosticar é preciso reunir o maior número de informações possíveis. Para obter informações pode-se utilizar: exame visual, ensaios locais rápidos e simples, estudos de laboratório, consulta com os autores do projeto e com os usuários da edificação, estudo dos projetos, dos cadernos de encargos, das anotações de canteiro e documentos diversos. O prognóstico é a previsão do que pode acontecer ao edifício, ou à parte do mesmo, em decorrência de um problema de natureza patológica. A partir do diagnóstico procede-se ao prognóstico do estado patológico e decide-se o tratamento a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário