terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESPECIALISTAS INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE UMA BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL

O mercado imobiliário está em alta. Após um período de desaceleração, o setor voltou com força total graças ao aquecimento da economia. Novos empreendimentos se multiplicam no mercado e vendem como água, os preços dos imóveis e dos aluguéis se valorizaram, os créditos imobiliários subiram. O cenário do atual boom imobiliário chamou a atenção de especialistas que especularam a formação de uma bolha imobiliária no Brasil, como a que afetou os EUA na década de 1930.

Embora concordem que não há uma bolha em formação, profissionais afirmam que é possível que isso aconteça e chamam a atenção do governo para evitar que a situação se transforme. Para eles, o Brasil é um país com cenário propício para a formação de uma bolha por que os brasileiros são consumistas, o sistema bancário é ágil, os juros estão em queda e as construtoras são hábeis.

Um fato que já está preocupando especialistas quanto a repetição da situação sofrida nos Estados Unidos é o Minha casa, minha Vida, programa criado pelo governo federal em 2009. Principalmente no Estado da Bahia, o número de inadimplentes é alto, sem contar que em todos os Estados atendidos pelo programa há casos de venda de imóveis a terceiros, o que não é permitido pelo contrato.

Enquanto isso, o setor imobiliário continuará a ser favorecido. De acordo com estudos da FGV, a população brasileira de 190 milhões de pessoas deve chegar a 234 milhões nos próximos 20 anos. O número de famílias também deve crescer de 60 milhões para 95,5 milhões. Aumentando a demanda por imóveis. Não é à toa que quem trabalha no setor só tem a comemorar.

Fonte: Diretório de Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário