quinta-feira, 31 de março de 2011

ALUGUEL RESIDENCIAL TERÁ REAJUSTE DE 10,95% EM ABRIL


Os aluguéis residenciais atrelados ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), terão reajuste de 10,95% em abril, conforme pesquisa mensal realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). Essa é a variação acumulada do indicador nos últimos 12 meses.

O IGP-M é usado como indexador de correção dos alugueis na maioria dos contratos.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,62% em março, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou abaixo do de fevereiro (de 1%) e dentro das estimativas coletadas pelo serviço AE Projeções, da Agência Estado, com os economistas do mercado financeiro, que previam de 0,54% a 0,78%. No acumulado de 12 meses, a taxa também desacelerou, de 11,3% para 10,95%.

Um cenário de desaceleração do IGP-M, mesmo que de maneira lenta, deve ser visto com mais frequência do que um movimento contrário nos próximos meses, apesar das dificuldades para uma previsão exata do comportamento da inflação. A avaliação é do coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros.

Em entrevista, ele disse que mantém a expectativa que o IGP-M acumulado em 12 meses seja, no fim de 2011, menos expressivo que o de 2010, quando foi de 11,32%. 'Uma trajetória de desaceleração gradativa do IGP-M tende a ser o resultado mais frequente', comentou.

Desaceleração: De acordo com Quadros, o fator principal para a desaceleração do IGP-M entre fevereiro e março foi o comportamento dos preços agropecuários do atacado. No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do IGP-M, caiu de 1,2% para 0,65%. Dentro desse segmento, os preços agropecuários recuaram de 2,75% para 1,37%. 'A agropecuária explica a desaceleração do IPA e é o IPA que explica a desaceleração do IGP-M', avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário