segunda-feira, 21 de março de 2011

CONDOMÍNIO: CUIDADO COMO O "ZELADOR PERIGO"

O zelador é o profissional fundamental para o bom funcionamento e o bem-estar do condomínio. Seja residencial ou comercial. Além de estar integralmente disponível, o zelador é responsável por uma série de ações cotidianas que garantem a segurança, a conservação e o bom relacionamento entre funcionários, moradores e outros usuários dos condomínios.

Porém, em muitos empreendimentos existe um personagem que pode gerar uma série de graves problemas: o “zelador- perigo”. Ele é um verdadeiro perigo, pois tem uma conduta incompatível com sua função e, ao contrário do bom zelador, não mantém um relacionamento profissional com o síndico, a administradora e os moradores do condomínio.

A maioria das pessoas não sabe que tem esse tipo de profissional no prédio. O “zelador-perigo” costuma ser sorrateiro; começa o trabalho de forma solícita, humilde e amigável. Mas, aos poucos, vai se transformando.

Entre as características mais marcantes desse risco ambulante está a ausência do trabalho. O “zelador-perigo” costuma desaparecer em muitos momentos do cotidiano do condomínio, com a desculpa de que está resolvendo um ou outro problema. Porém, o que poucos desconfiam é que ele pode estar exercendo outras atividades, diferentes daquelas designadas ao zelador. E, muitas vezes, ele pode ter outro serviço fora ou até um novo negócio nas proximidades do condomínio.

Sua ausência gera grandes problemas à administração do condomínio. Isso porque, quando o zelador sai do prédio, outro funcionário, geralmente o porteiro, assume suas funções. E esta “substituição” pode gerar um problema judicial no futuro. Isso porque o porteiro, que neste caso acumulou funções, pode requerer no Judiciário seus direitos trabalhistas, gerando, assim, um passivo inesperado ao condomínio.

O Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) está atrás dos “zeladores-perigo”. O principal motivo desta caçada é a intermediação e corretagem de imóveis em condomínios. O zelador que faz o papel de corretor e realiza a venda de um apartamento ou casa chega a ganhar, de forma irregular, 2% do valor da venda. A prática pode até parecer vantajosa para o vendedor, que teria que pagar 6% a um corretor. Acontece que este zelador está cometendo um crime: exercício ilegal da profissão. E deve responder criminalmente por esta ação, pois exerce uma profissão regulamentada sem permissão. Sem esquecer o risco que ele causa ao condomínio e ao seu proprietário, abrindo a porta do imóvel a qualquer um.

O aluguel de vagas de garagem em prédios comerciais é outro prato cheio para o “zelador-perigo”. Como ele costuma conhecer os horários dos condôminos e visitantes, consegue planejar o aluguel de vagas do condomínio para motoristas da redondeza. O “zelador-perigo” manobra os carros de uma maneira que consegue encaixar veículos extras. O dinheiro deste aluguel acaba no bolso dele e não no cofre do condomínio.

O síndico e a administradora também precisam estar atentos para as compras de materiais e a manutenção do condomínio. O “zelador-perigo” costuma ser solicito nestes momentos para aproveitar as brechas e aplicar seus golpes. Ele sempre tem um grande estoque de material no depósito do prédio e, muitas vezes, troca lâmpadas, faz pinturas e outros serviços em unidades particulares dos moradores como “cortesia”. O morador, desavisado, costuma dar uma gorjeta ao zelador como forma de agradecimento, mas não sabe que o material utilizado vai onerar seu próprio bolso, uma vez que será cobrado posteriormente no valor total do seu boleto condominial mensal.

O “zelador-perigo” não é maioria nos condomínios, mas é importante estar atento. O síndico tem um papel importante no acompanhamento. Algumas medidas são essenciais para combater o problema: controlar os horários de entrada e saída do condomínio com um ponto digital; ter uma boa administradora com departamento de compras próprio; controlar a entrada e saída de veículos na garagem; nunca autorizar compras sem pelo menos três orçamentos e variar fornecedores. Também é importante impedir que o zelador realize serviços no interior das unidades dentro do horário de serviço e evitar deixar suas chaves de imóveis com ele, que pode locar a unidade sem autorização.

Fique atento! Algumas medidas preventivas podem minimizar os prejuízos ocasionados por um profissional mal intencionado.

Fonte: Rodrigo Karpat- advogado Imobiliário e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados.

20 comentários:

  1. O melhor mesmo é vender o imóvel por conta própria. Não se paga ao zelador nem ao corretor, e se economiza 6% do valor do imóvel. Aos poucos, está se tornando comum a frase: dispenso corretor de imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou corretor de imóveis.
      Legal, continue fazendo isso...E quanto à comissão, fica fácil nós levarmos os clientes, gastarmos tempo, gasolina onde nem sempre o cliente fecha negócio, então geralmente são vários. Pagar do nosso bolso para divulgar, porque sabemos bem que anúncio gratuito não aluga quanto mais vende. Mas parabéns...Espero que nunca passe por um golpe na praça.

      Excluir
    2. Também sou a favor de vender sem corretor, e os corretores tem que acordar e se tornarem autonomos e cobrar somente 2,5% pelo serviço, pois na verdade eles só recebem 40% dos 6% que a imobiliária paga. Agora 2,5% do valor é algo até aceitavel, mas 6% é um roubo. O mundo está mudando e se os corretores não se adaptarem logo nem existira mais a função.

      Excluir
  2. Anônimo comenta.....
    Discordo totalmente, se hoje o mercado imobiliário brasileiro é o terceiro maior do mundo em termos de valorização anual, muito desse progresso se deve a atuação dos CORRETORES DE IMÓVEIS. Esses profissionais movimentam o mercado e garantem que cheguemos aos clientes, levando informações precisas de nossos empreendimentos, além de agregarem credibilidade ao setor e oferecerem ganhos aos envolvidos nas negociações. ORGULHO EM SER CORRETOR DE IMÓVEIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo.
      Devemos valorizar nossa classe!
      Fácil colocar preço no trabalho de um profissional. Difícil é dar valor!

      Excluir
  3. Olá, gostaria de exclarecer uma dúvida!comprei um apartamento no litoral de São Paulo e lá existe uma pessoas que recebe hoje 1 salário minimo e não tem registro em carteira.Aontece que essa pessoas está por lá 1 18 anos e tem um trabalho registrado em um construtora ao lado do prédio, mas infelizmente a colocaram para limpar o edificio uma vez por semana(sexta-feira) e com isso ela recebe 1 salário minimo.Minha preocupação é somos apenas 9 apartamentos e ela faz essa limpeza, mas também quando existe algum problema mais sério ela contacta o sindico que mora em São Paulo e os dois se entendem , mas quem toma as providências para por exemplo a troca de bomba de água é ela, cabembo ao sindico apenas o contato com a pessoas que fica responsavel por essa limpeza semanal e que acaba sendo praticamente uma zeladora.Minha pergunta é essa pessoa teria o direito de ser registrada com salario de zeladora, mesmo trabalhando 8 horas diarias ao lado do condominio,ela poderia acumular mais esse registro ou não haveria essa necessidade e ela tem direito de preitear junto a justiça outros valores de remuneração, alem do salario minimo que dão a ela a 18 anos.Obrigado e aguardo respostas, sou apenas um morador desse predio e estou preocupado, pois pelo que parece não estão querendo pagar esse ano 1 salario a mais e 1/3 referente a ferias e a coisa está feia.

    ResponderExcluir
  4. Comentários estúpidos e fora de contexto. O tópico trata do risco dos zeladores se tornarem um perigo para os condomínios, por atuarem como corretores, e não da atividade do corretor de imóveis.
    Analabetos funcionais, que não conseguem compreender um texto simples e pequeno, não deveriam comentar o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você anonimo com certeza deve ser um dos "corretores pilantra" que pede ajuda ao zelador para ter informações privilegiadas sobre aptos a venda e depois que vende nem volta para dar um café ao zelador e ainda tem coragem de nos chamar de analfabeto, mas tenho certeza que vai pagar por isso algum dia, câncer para te comer e mole,mole

      Excluir
    2. O seu também está fora de contexto estúpido. O tópico trata do risco dos zeladores se tornarem um perigo para os condôminos, por atuarem como corretores e não da ofensa desenfreada e à esmo.
      Analfabeto funcional que não consegue compreender um texto simples e pequeno. Não deveria comentar o texto.
      Principalmente para ofender quem não conhece e querer aparecer sem a melancia no pescoço.
      Ocupou o espaço de debate sem necessidade seu estúpido e analfabeto funcional...

      Excluir
  5. O assunto trata do risco que os condomínios tem ao contratar um zelador não confiável, que se traveste de bonzinho com os condôminos, fazendo supostos favores, no entanto, deixa de fazer suas obrigações, se ausenta do trabalho e aproveita do seu posto funcional para ter benefícios não lícitos a seu favor.

    ResponderExcluir
  6. Ta cheio de zelador perigo sou quer levar vantagem!num vagabundo
    ,
    ,
    ,

    ResponderExcluir
  7. Bando de filho da puta esse corretores q ganha dinheiro facil vai trabalha filhos de uma egua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta a você "suspeito", sim "suspeito" porque nem cidadão você é ofendendo a classe de corretores como se fossem todos iguais. Saindo totalmente do foco principal do texto.
      Gente como esse tipo tem que ser enganado e passado pra trás mesmo! Se julga o esperto e não valoriza o trabalho de ninguém.
      Com certeza é do tipo que contrata a categoria de "corretores fdp e filhos de uma égua" como ele mesmo citou e não paga nem esses pseudocorretores.
      Pra sua informação desinformado "suspeito", bons corretores trabalham e gastam muito para ter um retorno nem sempre satisfatório.
      Ou você acha que ir representar um proprietário até seu imóvel não tem gasto de tempo e gasolina, onde nem sempre o cliente aluga ou fecha a compra deste bem?
      Você acha que as plataformas de divulgação como Zap Imóveis, Imóvel Web, Viva Real entre outras quem paga são os proprietários para que nós corretores divulguemos?
      Levantar documentações onde muitas vezes o próprio corretor tira do bolso para agilizar uma venda.
      Dar preço ao trabalho dos outros é fácil. O difícil é dar valor!
      Você "suspeito", precisa ter vergonha nessa cara, crescer intelectualmente, amadurecer e aprender a debater sobre qualquer assunto. Se não entende do assunto, CALE-SE!!!
      Ler, ver e ouvir você também aprende. Não se esqueça disso!
      Voltemos ao assunto do post...

      Excluir
  8. Tinha que colocar tambem, os condominos que acha q o zelador tem obrigação de fazer qualquer tipo de serviço nos ap. O morador que vai ao mercado e volta cheio de bolsa e eles acham q somos obrigados a carregar seus embrulhos quando chega no portao,se o morador esta oferecer q se ele arrumar alguem pra comprar seu ap. E ele de algum tipo de gratificaçao, qual o problema nisso? Melhor q o zelador oferecer a um corretor pilantra que diz que se vender vai dar uma café ai ele vende e some!

    ResponderExcluir
  9. Sou zelador há seis anos em um condomínio nunca fiz nem um tipo de esquema quando os corretores vem ver os apartamentos eu subo com eles lá não deixo nem funcionário subir ou seja porteiro mas muitas as vezes eles vende o apartamento e não dá o que é de direito que seja 1% vem com a história que o proprietário baixou a comissão sendo que é mentira para não dar comissão certa

    ResponderExcluir
  10. no predio que trabalho tem um zelador assim, que mais dorme que trabalha e aluga salas comerciais ganha muito com isso, acho isso uma falta de respeito com condomo ate tem cartão para as pessoas que vem procura salas para alugar

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcos Mascarenhas.
    Muito interessante sua postagem.
    Só lamento como vi em um dos comentários um "suspeito", sim "suspeito" ofendendo a classe de corretores como se fossem todos iguais. Saindo totalmente do foco principal do texto.
    Gente como esse tipo tem que ser enganado e passado pra trás mesmo! Se julga o esperto e não valoriza o trabalho de ninguém.
    Com certeza é do tipo que contrata a categoria de "corretores fdp e filhos de uma égua" como ele mesmo citou e não paga nem esses pseudocorretores.
    Pra sua informação desinformado "suspeito", bons corretores trabalham e gastam muito para ter um retorno nem sempre satisfatório.
    Ou você acha que ir representar um proprietário até seu imóvel não tem gasto de tempo e gasolina, onde nem sempre o cliente aluga ou fecha a compra deste bem?
    Você acha que as plataformas de divulgação como Zap Imóveis, Imóvel Web, Viva Real entre outras quem paga são os proprietários para que nós corretores divulguemos?
    Levantar documentações onde muitas vezes o próprio corretor tira do bolso para agilizar uma venda.
    Dar preço ao trabalho dos outros é fácil. O difícil é dar valor!
    Você "suspeito", precisa ter vergonha nessa cara, crescer intelectualmente, amadurecer e aprender a debater sobre qualquer assunto. Se não entende do assunto, CALE-SE!!!
    Ler, ver e ouvir você também aprende. Não se esqueça disso!
    Voltemos ao assunto do post...Marcos Mascarenhas, desculpe pelo desabafo.
    Seu post é ótimo!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. viva o zelador perigo que sempre me ajudou mais que qualquer corretor q só demonstrou querer a comissão e nada mais. Fora a maioria das imobiliárias que o contrato de locação é padrão a ponto de haver coisas que não fazem o menor sentido - kkk - viva o zelador perigo...amo demais

    ResponderExcluir
  13. Espero que essas instituições fajutas, num futuro bem próximo, sejam extirpadas da face da terra, junto com todos os parasitas sanguessugas dentro dele.

    ResponderExcluir