domingo, 20 de março de 2011

ÍNDICE FIPE-ZAP DE PREÇOS DE IMÓVEIS ANUNCIADOS: FEVEREIRO 2011


O Índice FIPE ZAP de Preços de Imóveis Anunciados é o indicador de preços de imóveis - o principal termômetro do mercado imobiliário brasileiro - produzido em parceria entre a FIPE e o ZAP Imóveis.

Apesar da relevância do mercado imobiliário para as famílias e para o mercado financeiro, o país ainda carece de um indicador abrangente e confiável que acompanhe a evolução dos preços desses bens. A Fipe buscava, já há algum tempo, desenvolver um índice que permita esse acompanhamento. Em qualquer país do mundo, construir um índice de preços de imóveis é um grande desafio, principalmente devido à dificuldade em se obter dados confiáveis que permitam comparar o mesmo perfil de imóvel ao longo do tempo. No Brasil, esse desafio é ainda maior. Os registros e os cartórios de imóveis não têm um banco de dados público de fácil acesso; mesmo se tivessem, sabe-se que muitas das escrituras por vezes não refletem os valores de fato transacionados.
Uma possibilidade para construir um índice seria utilizar os dados das instituições financeiras, responsáveis pelo financiamento imobiliário. Mas essa base de dados ofereceria uma visão apenas de uma parcela do mercado, pois muitas transações são feitas sem financiamento. Além disso, do momento em que a transação é realizada, passando pela assinatura do contrato de financiamento até a disponibilização dessa informação em formato de banco de dados podem transcorrer alguns meses.
Outra possibilidade, utilizada em países como Inglaterra, Áustria, Hungria e Malta, por exemplo, é usar os anúncios de imóveis como fonte de informação. A grande desvantagem dessa fonte é a óbvia distância entre o preço ofertado e o preço de fato transacionado. Mas, se se adotar a hipótese de que pelo menos no médio e longo prazo a evolução dos dois preços tenha tendências semelhantes, um índice de preços ofertados poderia ser considerado como um indicador confiável do mercado imobiliário. Essa foi a escolha feita pela Fipe, neste momento.
Para construir o índice a Fipe firmou uma parceria com o ZAP, um portal de classificados na internet. O Zap possui uma grande massa de anúncios; no caso dos imóveis, são quase 200.000 a cada mês. Além disso, em algumas cidades (São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo), os anúncios estão disponíveis desde dezembro de 2007. Isso permitiu construir um índice com 3 anos de cobertura.
Com esses dados, a Fipe se responsabilizou pelo desenvolvimento da metodologia que resultou no Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados.

Clique no link http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap/, siga as orientações da página e faça sua opção para as cidades/locais de:

  • SÃO PAULO
  • BELO HORIZONTE
  • BRASÍLIA
  • FORTALEZA
  • RECIFE
  • RIO DE JANEIRO
  • SALVADOR
  • BRASIL
O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados é o primeiro indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil. O índice é calculado com base nos anúncios publicados na página do ZAP IMÓVEIS. A Fipe considera apenas os anúncios de apartamentos e leva em conta a localização (bairro), o número de dormitórios e a área útil.

Contato
:
Telefone: (11) 3767-1738
e-mail: fipezap@fipe.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário