segunda-feira, 14 de março de 2011

POLÊMICA: STJ DECIDE QUE MESMO SEM O INTERMEDIÁRIO ESTAR INSCRITO NO CRECI A COMISSÃO DE CORRETAGEM É DEVIDA


A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça já entendeu (decisão de 2008) que se uma pessoa faz a intermediação da venda de um imóvel e alcança o êxito, fazendo que o negócio se concretize, a respectiva comissão é devida, ainda que o intermediário não esteja inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

No entendimento da Corte Especial de Justiça, ao deixar de pagar a comissão sob o argumento de que o intermediário não possui inscrição no CRECI, o proprietário, ao vender, enriquece indevidamente. Utiliza-se de um esforço de uma pessoa para alcançar um objetivo (vender seu imóvel) mas não paga a respectiva contraprestação. Esta situação caracterizaria enriquecimento ilícito do vendedor.

Texto da ementa:

“PROCESSO CIVIL. COBRANÇA DA COMISSÃO DE CORRETAGEM. PRESCINDÍVEL A INSCRIÇÃO NO CRECI. INEXISTÊNCIA DE INFRINGÊNCIA AO ART. 401, CPC, UMA VEZ QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA DEMANDA NÃO É PROVAR A EXISTÊNCIA DO CONTRATO EM SI, MAS A DEMONSTRAÇÃO DOS EFEITOS DECORRENTES DO PACTO.

1. É possível a cobrança de valores decorrentes de intermediação exitosa para a venda de imóvel, sendo prescindível a inscrição do autor no CRECI, pois é livre o exercício do trabalho e vedado o enriquecimento ilícito do vendedor.

2 Em verdade, não é permitido provar-se exclusivamente por depoimentos testemunhais a existência do contrato em si, mas a demonstração dos efeitos dos fatos que envolveram as partes, assim como da prestação de serviços, afigura-se perfeitamente admissível, conforme precedentes da Corte.

3. A mera transcrição de parte do voto paradigma, sem, contudo, providenciar-se a demonstração analítica, apontando os pontos divergentes entre os julgados, não induz ao conhecimento do dissídio. 4. De outro lado, não se conhece do recurso especial pela divergência, quando a orientação do Tribunal se firmou no mesmo sentido da decisão recorrida’. Súmula 83/STJ.

Recurso não conhecido.”

(STJ – 4ª T., REsp 185.823/MG, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, DJ 14.10.2008)


Tal entendimento não é novo. Outras decisões já haviam sido proferidas anteriormente nesse mesmo sentido. Ao julgar o Recurso Especial nº 87.918/PR, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça concluiu que “o intermediador faz jus à comissão de corretagem, uma vez que o seu serviço deve ser remunerado, sob pena de enriquecimento indevido do outro contratante. Não fôra isso, vale lembrar que a Suprema Corte há muitos anos decretou a inconstitucionalidade do art. 7º da Lei nº 4.116, de 27.08.62 (RE nº 70.563-SP, publicado na RTJ vol. 58, pág. 279), que limitava aos corretores legalmente habilitados o direito de receber a remuneração como mediadores na venda, compra, permuta e locação de imóveis. (…). A exigência de inscrição, em suma, não se compatibiliza com a norma constitucional que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão.” – Extraído do r. voto do Exmo. Min. Barros Monteiro (Relator).

5 comentários:

  1. Essa visão e defesa Jurídica continua valendo ou foi derrubada?

    ResponderExcluir
  2. Que ridiculo....com essa decisão é a mesma coisa que dizer: corretores de imoveis, seu tontos...a profissão de vcs é inutil....Aff....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro é assim, anda de Uber (que não tem órgão regulamentador) mas não consegue entender que um intermediador imobiliário é uma função livre nos moldes da constituição Federal de 1988 que assegura o livre exercício da profissão, graças a Deus a OMB (Ordem dos músicos do Brasil) Já caiu, enfim...

      Excluir
  3. ENTENDAM: A Corte julgou procedente ( o que é TOTALMENTE COERENTE a meu ver ) o recebimento de comissão (remuneração ) de um serviço de intermediação devidamente prestado, o que é TOTALMENTE correto. Isso não impede de o CRECI fiscalizar ou mesmo processar quem quer que seja por exercício ilegal da profissão. Não se pode colocar na conta do poder judiciário o dever de fiscalizar e proteger a categoria, sempre tão esquecida e prejudicada pela omissão de seus conselhos. A maioria dos CRECIS É OMISSA no quesito proteção aos corretores.

    ResponderExcluir
  4. Alguem pode me explicar qual e a verdadeira finalidade do CRECI, até onde sei, esta entidade não traz vantagens e nem um beneficio aos CORRETORES LEGALIZADOS, por outro lado cobram valores dos "SOCIOS". elegam que fazem fiscalização mas... .

    ResponderExcluir