quarta-feira, 23 de março de 2011

MERCADO IMOBILIÁRIO CHILENO


Recentemente, nós da equipe Portal VGV estivemos no Chile para uma viagem de turismo/negócios e um fato despertou nossa atenção: o mercado imobiliário chileno está em forte atividade. Em todas as cidades nas quais passamos (Santiago, Los Andes, Viña del Mar, Valparaiso – apenas para citar as principais), para onde se olha é possível notar obras a todo vapor. Anúncios imobiliários recheiam os cadernos dos “periodicos”. Grandes placas de empreendimentos imobiliários iluminam a paisagem urbana (algo incomum para quem já se acostumou à São Paulo da lei Cidade Limpa). Pessoas fazendo planos de trocarem suas casas por apartamentos mais modernos.

Curiosos sobre o que poderia motivar tal fato, começamos a conversar com os chilenos e também fizemos umas breves pesquisas. Descobrimos que o Chile investe em crédito imobiliário hoje o equivalente a 20% do seu PIB (em tempo: o Brasil investe apenas 4%). Além disso, a economia do Chile é destaque na América Latina, sendo um dos países que mais cresceu economicamente nos últimos 10 anos, apresentando baixos índices de inflação. Segundo os moradores locais, o medo de novos terremotos como o ocorrido em 2010 também contribui para que as pessoas procurem imóveis mais novos e mais resistentes. Em resumo, uma soma de fatores tem contribuído para este momento imobiliário.

Mesmo este não sendo um artigo ou uma pesquisa com critérios científicos, vale a pena a reflexão sobre o que ocorre em um mercado vizinho ao nosso.

Fonte: Portal VGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário