domingo, 27 de março de 2011

"HOME STAGING" COMPLETA TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

Khair contratou o serviço de home staging e em 15 dias recebeu uma proposta de compra do seu apartamento

O imóvel com boa aparência é vendido em cerca de 90 dias; um em más condições demora no mínimo o dobro. O cálculo é do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo).

Ciente dessa disparidade, o próprio corretor e a imobiliária costumam orientar os clientes a melhorar o visual da propriedade para agilizar as negociações. Mas, em geral, limitam-se a sugerir reformas construtivas e se esquecem da decoração. "O corretor e a imobiliária indicam profissionais de manutenção, como encanador e arquiteto, mas não diretamente o especialista em preparação para a venda ["home stager']", diz o presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli.

A vantagem da encenação é utilizar truques para criar identificação com o visitante. "É comum o especialista usar objetos como uma bola ou uma bicicleta no quarto das crianças", exemplifica o diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário), Luiz Fernando Gambi. Mas os decoradores devem estar atentos às especificações de móveis e objetos. "É proibido utilizar os que estejam fora do tamanho real; isso engana o consumidor."

O dentista Marco Aurelio Chioro dos Reis, 45, descobriu o "home staging" em uma viagem à Dinamarca e, quando procurava um apartamento no Brasil, escolheu um que estava encenado. "Eu entrei no apartamento todo arrumadinho e projetado e me apaixonei", conta. Chioro levou em consideração a facilidade de não ter que fazer manutenção e pintura - mas não só. "O imóvel estava com a cozinha planejada, a parede texturizada e o escritório montado. Havia flores e quadros que o tornaram bem aconchegante."

O arquiteto Marco Khair contratou o "home staging" para vender sua cobertura no Rio. "Em 15 dias, recebi uma boa proposta. O trabalho foi fundamental para organizar os cômodos e criar uma limpeza visual", considera.


Encenação é usada para elevar o preço e acelerar a venda. Clique no link e leia a matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/894531-encenacao-eleva-o-preco-e-acelera-a-venda-de-imoveis.shtml

Fonte: Luciana Whitaker/Folhapress

Um comentário:

  1. Para saber mais sobre o home staging, acesse www.homestagingbrasil.wordpress.com

    ResponderExcluir