quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTENDA O HOME STAGING


Embora o vídeo seja em inglês, percebe-se claramente o objetivo do Home Staging, ou seja, tornar o ambiente mais "clean", buscando sua despersonalização e neutralidade.

LEIA O TEXTO ATENTAMENTE ANTES DE VER O VÍDEO.

O que é home staging?


Home Staging é uma técnica usada no mercado imobiliário que prepara imóveis para uma venda rápida e lucrativa, tendo como objetivo principal transformar o imóvel em um espaço acolhedor e agradável, atraíndo assim um número maior de potenciais compradores.

Desenvolvida nos Estados Unidos na década de 70, o home staging vem se mostrando uma ferramenta essencial na venda de imóveis, transformando o processo de venda em uma experiência agradável e prazerosa para todas as partes envolvidas.

A partir do momento em que um imóvel é colocado a venda, ele se torna um produto, uma mercadoria, cuja apresentação é o principal fator para uma venda bem sucedida.

Para que essa venda aconteça, home stagers trabalham basicamente da mesma maneira que designers de interiores, usando os mesmos elementos de design com a finalidade em tornar o imóvel atraente e acolhedor, mas, com um pequeno diferencial, ao invés de personalizá-lo como os designers fazem, home stagers o despersonalizam, afim de possibilitar que compradores se projetem nele de imediato.

Estudos mostram que imóveis que são propriamente preparados (staged), vendem mais rápido comparados a outros que não sofreram o mesmo tratamento.

Como é feito?


Home staging é uma arte ilusória que vai além de decorar. Cria uma atmosfera perfeita através da despersonalização e neutralização. Faz com que um imóvel se destaque em relação a outros, tornando-o, funcional, espaçoso, iluminado, aconchegante e agradável, maximizando os pontos fortes e minimizando os fracos, fazendo com que compradores tenham uma sensação agradável logo na primeira visita, criando então um forte vínculo, fundamental para o processo decisivo da compra.

Home staging vai além do que preparar um imóvel para venda. Staging é limpar, pintar, fazer pequenos reparos, manter, vestí-lo para a venda, adicionando pequenos detalhes porém que fazem a diferença aos olhos dos compradores, proporcionando mair agilidade quanto ao prazo de venda e ganhos acima do previsto.

Importância do Home Staging

Estudos mostram que um comprador forma a sua opinião sobre o imóvel nos primeiros 90 segundos da visita, e que imóveis que foram preparados com home staging ficam em media 150 dias a menos no mercado em comparação com aqueles não foram preparados.

Corretores imobiliários terão maior confiança ao mostrar uma residência que está propriamente preparada (staged) aos seus prospects, o que permitirá uma negociação rápida e bem sucedida, pois a primeira impressão é sempre a que fica!

Considerações importantes:

Uma média de 85% dos compradores pré-selecionam imóveis por fotos através da internet, com isso um imóvel bem arrumado tem maiores chances de ser pré-selecionado.

Imóveis que foram preparados (staged) recebem oferta maior e vendem em média duas vezes mais rápido.

O investimento inicial para se fazer um home staging é significamente menor do que a redução do preço do imóvel , geralmente 1% do valor em que o imóvel será vendido.

O mercado imobiliário está cada vez mais aquecido com grandes empreendimentos lançados diariamente, aumentando assim a competividade, tanto de imóveis novos quanto usados. Com essa competividade a apresentação “home staging”, se torna uma necessidade na hora da venda, valorizando, e dimunuindo o tempo de negociação do imóvel.

O CRECI-BA oferecerá palestra gratuita sobre o tema.

Fonte: Pesquisa em sites de Home Staging traduzidas para o Português.



Nenhum comentário:

Postar um comentário