segunda-feira, 18 de abril de 2011

AVENTURE-SE NUM NEGÓCIO IMOBILIÁRIO EM NOVA YORK: COMPRE UM PEDAÇO DO EMPIRE STATE BUILDING

Empire State Building

NOVA YORK
- As pessoas que imaginavam como seria aventurar-se num pequeno negócio imobiliário em Nova York, em breve poderão fazer vários deles - comprando um pedaço do mais famoso arranha-céu da cidade, o Empire State Building.

A família Malkin, que controla a torre em estilo Art Decor de 102 andares na Quinta Avenida com a Rua 34, pretende criar uma companhia imobiliária de capital aberto para o edifício, informaram três executivos que preferiram não ser identificados. O arranha-céu atrai anualmente dezenas de milhares de turistas do mundo todo com seu observatório no 86º andar, a 350 metros acima do nível da rua.

Se o projeto dos Malkin for bem-sucedido, os nova-iorquinos e outros interessados poderão comprar ações da companhia proprietária do Empire State Building. Segundo os executivos, a nova companhia poderá incluir outros edifícios comerciais, incluindo o imponente terminal One Grand Central, um edifício de 120 mil metros quadrados de área total e 55 andares na Rua 42.

Anthony Malkin não quis falar, mas ele, seu pai e os sócios esperam lucrar com o prestígio internacional do Empire State Building e o mercado de imóveis comerciais em Nova York, que voltou a atrair compradores de todo o mundo.

"Os investidores sonham em investir em edifícios de Manhattan com títulos da dívida ou ações", disse Michael Knott, diretor da Green Street Advisors. No entanto, os Malkin precisam resolver alguns problemas antes, especialmente obter o apoio do sócio principal, o espólio de Leona Helmsley, que contratou assessores para avaliar a proposta.

Uma venda pública se daria num momento de plena recuperação do número de ofertas públicas iniciais, que quase triplicaram no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado.

As ofertas de ações em investment trusts (empresas criadas para investir em ações de outras empresas) de imóveis também aumentaram, com um volume total de US$ 1 bilhão, mais do que o dobro da produção no mesmo período de 2010. Knott, no entanto, disse que muitas das ofertas recentes não tiveram um bom desempenho depois da venda em mercados abertos.

O Empire State Building não teve um início promissor quando foi inaugurado em 1931. Muitos zombaram dele e o apelidaram de "Empty (vazio) State Building", e só começou a ser lucrativo em 1950.

O avô de Malkin, Lawrence A. Wien, criou o que se tornou um modelo de grupo imobiliário quando adquiriram o controle do edifício em 1961, e o arrendaram a um grupo de investidores, incluindo eles próprios.

Depois de anos de brigas entre os proprietários, os Malkin obtiveram o controle total do edifício há cerca de cinco anos e investiram US$ 560 milhões para reformar esse marco histórico do país. O lobby, com murais originais Art Deco, foi renovado, assim como o observatório, e 6.514 janelas foram substituídas para tornar o edifício um dos mais eficientes em matéria de consumo de energia.

Os inquilinos são cerca de 200, em comparação com os 950 de 2002, embora os atuais ocupem espaços maiores. É possível que o edifício nunca chegue a ter aluguéis tão altos como os do General Motors Building, mas imobiliárias afirmam que o Empire está esplêndido. "Eles o transformaram num imóvel classe A", disse Peter Riguardi, presidente da consultoria Jones Lang LaSalle".

Fonte: O Estado de S. Paulo

ALGUNS DADOS CURIOSOS DO EMPIRE STATE BUILDING:

Em 11 de dezembro de 1929 foi anunciado a construção do Empire State Building. Localizado na 5th Avenue de New York, Estados Unidos da América, este edifício foi concebido pelo arquiteto William Lamb.

O prédio foi construído em apenas quatorze meses e inaugurado no dia 1 de maio de 1931. Mede 381 metros de altura e tem 102 andares.

Com a antena de tv que se colocou depois, chegou a 448 metros, e era na época da sua construção o maior edifício do mundo.

No total, são dez milhões de tijolos, 6,5 mil janelas e 73 elevadores. As escadas entre o térreo e o último andar têm 1860 degraus.

Cerca de 2,5 milhões de visitantes passam por seu observatório todos os anos.

Foi escolhida pela Sociedade Americana de Engenharia Civil como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Para construir as fundações foi removida uma quantidade de solo equivalente a três quartos do peso do próprio edifício.

Na sua estrutura metálica foram empregadas 58 mil toneladas de aço. Se o material empregado na construção do edifício tivesse sido trazido ao local por um trem, quando a locomotiva chegasse o último vagão estaria a 90 quilômetros de distância.

Um projeto inteligente permitiu que o Empire State fosse construído em tempo recorde. Em cada laje, uma rede de vigas horizontais de aço dava suporte ao concreto enquanto ele adquiria resistência.

Eram três mil homens, trabalhando todos os dias, que terminaram a construção em menos de 15 meses.

Esses são apenas alguns números desse gigante de aço, vidro e concreto, símbolo de New York, uma das cidades mais importantes do planeta.

Crédito Texto: Alzira Miranda


Nenhum comentário:

Postar um comentário