domingo, 29 de maio de 2011

A PROPAGANDA PODE SER A "ALMA DO IMÓVEL"

O mercado imobiliário no Brasil não tem do que se queixar. Facilidade de crédito, programas de subsídios federais e estabilidade econômica são alguns dos fatores que estão tornando o antes chamado "sonho da casa própria" em algo perfeitamente atingível.

Do outro lado da mesa, muita gente enxergou essa boa fase como a hora certa para abrir ou ampliar seus negócios no setor imobiliário. Com a crescente concorrência, empresas do ramo buscam diferenciais para a conquista de clientes. Para isso, o marketing e a propaganda, neste momento, podem ser considerados sim a "alma do negócio".

Segundo o professor de Comunicação e Marketing da Faculdade Unifamma, Wilson Teixeira, a concorrência feroz do mercado imobiliário vem obrigando as empresas a apostarem em soluções inovadoras na área de marketing na busca pelos clientes. E, hoje, isso não se resume mais a fazer campanhas de vendas, buscando liquidar todos os imóveis disponíveis em um curto espaço de tempo. Mais do que isso, na opinião do professor, as empresas devem utilizar as ferramentas comunicacionais para valorização e consolidação da imagem da empresa. Ações como essa são exigências para quem quer crescer.

"Hoje, a grande preocupação dos empresários do setor é entregar um produto que não seja mais um no mercado. Na década de 90, o máximo era colocar folders com famílias felizes estilo ‘comercial de margarina’. Isso não cola mais. A sociedade mudou, a comunicação deve acompanhar. Isso é pensamento de negócio com o foco em marketing", exemplifica Teixeira.

Agências ou equipe interna

Já é comum, pelo menos entre grandes empreendedoras do ra- mo imobiliário, atentar-se às estratégias de marketing para auxiliar no sucesso de vendas e no desenvolvimento da empresa em médio e longo prazo.

Se não há estrutura e também recursos para se criar uma equipe interna especializada em marketing, publicidade e assessoria de imprensa, o professor e gerente afirma que o serviço prestados por agências de publicidade se torna crucial.

Na opinião de Teixeira, não há muitas fórmulas a serem seguidas. Os profissionais, que estão preparados para isso, trabalharão com o foco voltado para os resultados das campanhas de marketing.

"Estes profissionais vão mergulhar no empreendimento e vão trazer a solução sob medida, para aquele negócio. Invista um pouco mais na profissionalização da comunicação e marketing, e adicione valor ao seu produto, que, com certeza, vai colher resultados bem mais consistentes a curto, médio e longo prazo", afirma.

Panfletagem

Embora possa atingir grande público (nem sempre o desejado) com pouco investimento, a propaganda por meio de panfletagem vem caindo em desuso, porque tende a sujar a cidade. Na opinião do professor de Marketing Wilson Teixeira, isso é problema de educação e não de comunicação. "É mais fácil não fazer do que educar os cidadãos a não jogar o papel recebido nas ruas. Se bem feita, (a panfletagem) é ainda bem válida".

Fonte: odiario.com

Um comentário:

  1. Caro senhor Marcos,

    Quero apenas parabenizá-lo pelo blog.Esta foi minha primeira leitura,e... ESTOU APAIXONADO PELO LOCAL. ELE É SOBERBO. SUCESSO
    Ass: Villiam Dantas

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