terça-feira, 3 de maio de 2011

SETOR IMOBILIÁRIO FAZ CRÍTICAS AO CARTÃO ALUGUEL

Para Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI),
produto da CEF ainda não atende às necessidades do setor

O Cartão Aluguel da Caixa Econômica Federal recebeu, por ocasião de recente encontro promovido pela Associação Brasileira do Mercado Imobiliário - ABMI, uma lista de sugestões do setor imobiliário com o intuito de aprimorar o produto. O gerente nacional de cartões da CEF, Régis Magalhães, na apresentação que fez para os associados presentes, pode debater sobre diversos aspectos referentes à operacionalização do cartão, promovendo ampla troca de ideias. O ponto de maior controvérsia, apontado pelas imobiliárias, foi a falta de garantias do cartão em relação aos demais encargos da locação, já que o objetivo do banco é dispensar a obrigatoriedade do fiador. O produto foi lançado pela CEF no ano passado.

O cartão garante à imobiliária o pagamento de 12 meses de aluguel. O inquilino se torna inadimplente para a CEF a partir do terceiro mês não pago. Ao final dos 12 meses, a imobiliária recebe o valor total dos aluguéis não pagos. “Mas a imobiliária vai arcar com todos os custos da ação de despejo, encargos como IPTU, água e luz, e não vai receber correção desse valor nem as multas contratuais. Se não aperfeiçoar o produto, não vai valer a pena”, frisou Ricardo Duailibe, diretor jurídico da ABMI. Como a legislação não permite a dupla garantia, não é possível exigir, além do cartão, o fiador.

O gerente nacional da CEF admitiu que o Cartão Aluguel ainda é um piloto e que precisa de vários ajustes. Tanto que o banco possui uma campanha publicitária pronta, mas que ainda não foi divulgada para que tais acertos possam ser feitos. A ABMI, como instituição representativa de segmento do mercado, se colocou à disposição para contribuir, a fim de que possa ser, ao final, oferecido ao público consumidor um produto que atenda às suas necessidades de forma plena e satisfatória, sem deixar lacunas em sua operacionalização.

O que é o Cartão Aluguel

O Cartão Aluguel é um produto da Caixa Econômica Federal oferecido para pessoa física que precisa pagar locação de imóvel. As vantagens, segundo a instituição, é que o inquilino não precisa de fiador, seguro ou depósitos antecipados. O Cartão é aceito pelas imobiliárias cadastradas.

Fonte: ABMI. Por: Assessoria de Imprensa / ABMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário