quarta-feira, 15 de junho de 2011

CORRETOR DE IMÓVEIS: PROFISSÃO EM EXTINÇÃO?

Olá como vai?

Eu sei que para você ter chegado aqui não deve ter sido fácil, pois ler que sua profissão está a se extinguir, obviamente, dá um frio na barriga levando-o a ter medo do futuro, sem falar naqueles mais apaixonados a terem profunda raiva do autor deste artigo, pior mesmo é para aqueles que almejam ou que já estejam debutando como “Corretor de Imóveis”, aí a coisa fica feia, pois ler um artigo destes é de tirar as esperanças. Correto corretor?... muito bem, vamos analisar em conjunto, sem paixões, mas apenas com racionalidade os fatos, pois contra fatos não há argumentos.

Antes de mais nada, recomendo-lhe calma e profunda atenção nas próximas linhas, pois será determinante na sua vida, sem falar na atividade profissional que escolheu para ganhar dinheiro e levar sustento, felicidade e segurança para toda sua família. Muita atenção e principalmente, se puder e conseguir, desarme sua mente de pensamentos preconcebidos e/ou paradigmas, pois eles limitam e bloqueiam seu crescimento e evolução pessoal e profissional. Na verdade, a partir deste momento, serei como Galileu Galilei que tentou mostrar ao mundo que o sol não era o centro do universo e mesmo estando certo tentaram queimá-lo vivo, logo o que apresentarei a todos são verdades que estão aí a olhos vistos e que já ocorrem no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil, mas que talvez você nunca tenha imaginado, pensado ou tido tempo para pesquisar, ler e/ou se informar, portanto muita atenção, pois doravante sua vida poderá mudar e muito!

Como se trata da sua vida e seu futuro, procurarei orientá-lo com o maior número possível de fatos significativos e determinantes para ajudá-lo na interpretação do que poderá ficar em sua mente após esta leitura, portanto vamos viajar um pouco na história, apoiando-se em fatos é óbvio, sem tendências preconcebidas e pensamentos jurássicos que foram, veja bem, “foram” verdades outrora, mas que hoje não servem mais, digo, não expressam a verdade e contemporaneidade de vanguarda do mundo dos negócios, portanto já me antecipo dizendo, cuidado com os “Dinossauros” que tentam impor idéias obsoletas, muito cuidado mesmo, pois você pode estar sendo “chefiado” por um “Tiranossauro Rex” e apenas para relembrar, você sabe o que ocorreu com os Dinossauros né?!... ele, certamente, te levará para o mesmo caminho, pra não dizer “cova”... rsss, triste realidade!

Historicamente, sabemos que a Revolução Industrial quando surgiu no mundo, facilitou a vida do homem, mas também acabou com a “tração animal”, o que de fato ocorreu, extinguindo completamente as carroças, charretes e afins, deixando muito cavalo e burro sem emprego... rsss (você compreendeu a ironia e o trocadilho né?... espero que sim!... presta atenção, você está no “olho do furacão”)

Há um tempo atrás, falar que as carroças seriam substituídas por automóveis e que cada um de nós teríamos o nosso, seria inimaginável ou impensável, pois quem mais poderia ter tanta força como um animal?... quem poderia dizer que em cada residência existiria um computador muito mais leve, menor, rápido e poderoso que seus precursores iniciais, ou seja, sem viajar muito em “cases”, realmente, é difícil crer que a noite possa existir quando falamos bem debaixo de um sol escaldante, crendo apenas quando vemos, correto?... pois aí está o problema, a maioria das pessoas precisam “ver pra crer”, mas esta postura é jurássica e nos dias de hoje “suicida”, ou seja, você não precisa “pular” de um prédio para saber que a lei da gravidade existe, claro que não... basta jogarmos um objeto qualquer e percebemos... no campo das idéias o raciocínio é o mesmo, ou será que somos como os silvícolas que não crêem no celular por não vê-los, muito embora eles existam há décadas... captou a mensagem?!

Uma volta pelo globo terrestre e testemunhamos o que já não é mais segredo para ninguém que a China e Índia “roubaram” definitivamente os “empregos do mundo”, levando toda a mão-de-obra do planeta a migrar para o Continente Asiático, promovendo uma quebradeira de empresas e o avassalador sumiço do emprego formal ou de carteira assinada como gostam de falar alguns economistas “engomadinhos”. Muitos dos postos de trabalho na Indústria, no âmbito das fábricas principalmente, foram transferidos para o outro lado do planeta, pois a mão-de-obra de lá é muito mais barata e sem as prerrogativas dos sindicatos, direitos trabalhistas e carga tributária, portanto a transferência de postos de emprego para o oriente tem sido a cada ano um verdadeiro assombro e crescem em números geométricos, ainda mais nos moldes atuais com as tecnologias melhorando via “lei de Moore”, tornando irreversível esta situação de sumiço real dos empregos, logo “o emprego tradicional e clássico” está desaparecendo mesmo, isto é fato. Agora mudemos um pouco de rumo e façamos uma observação bem particular e ligada à Profissão de Vendas em geral, como corolário para a atividade comercial dos corretores de imóveis. Tenham cuidado e atenção meticulosa às diretrizes que traçarei da união de fatos bem como suas conclusões, vejam...

É óbvio que ninguém deseja, desde tenra idade ser vendedor, aliás muito pelo contrário, ou seja, é a atividade que, raramente, alguém gostaria de desempenhar algum dia na vida, tendo como profissões de destaque e almejadas pela grande maioria as de médico, engenheiro, advogado, etc... ou seja, ninguém quer ser vendedor em sã consciência, nem ao menos deseja isto para o futuro de seus filhos, aliás até um comerciante bem sucedido quer que seus filhos estudem e tenham um futuro diferente do dele que viveu no comércio (vendendo) ralando diariamente para dar o sustento de sua família. Isto posto, voltemos à análise sócio-macroeconômica.

Neste novo século vivemos uma profusão de expansão, crescimento e desenvolvimento das tecnologias em todos os ramos da ciência, porém faço observação destacada à robótica, à automação, com especial observação para o avanço da globalização via internet, logo, como não poderia ser diferente, esta nova revolução tecnológica e de comunicação global (web) trouxe-nos outras modificações, ou seja, se a máquina surgiu para substituir o cavalo e o homem em suas atribuições profissionais comuns, conhecidas e clássicas, a Internet surgiu e já substitui todos aqueles que estavam ou se refugiavam na atividade de vendedores e/ou corretores de imóveis em geral, ou seja, a Internet acaba de uma vez por todas com a profissão do vendedor tradicional (Corretor de imóveis), sim isto mesmo!... aquele de terninho e malinha na mão e que ainda crê na possibilidade de seu crescimento.

Agora sejamos realistas e verdadeiros e não vamos “dourar a pílula”... vamos fundo na questão proposta desde o início, pois ser enganado por outros ocorre às vezes, mas autoenganar-se aí já é “burrice”... enfim, devido ao fato desta desestruturação econômica dos mercados via avanços tecnológicos e transferência de mão-de-obra para China e Índia a atividade profissional de vendas, sempre foi um refúgio de desempregados de outros setores, ou seja, se uma pessoa não encontra espaço e oportunidade na profissão que escolheu e tendo que ganhar seu sustento para sobrevivência, acaba indo para o mundo das vendas, logo temos uma legião de médicos, engenheiros, advogados e diversas outras profissões, todos trabalhando no mundo das vendas, principalmente no seguimento imobiliário como “corretor de imóveis” tendo em vista o franco crescimento e expansão deste setor.

Feitas estas observações sigamos em outras mais concludentes. O fato é que desde o advento da Internet até este refúgio de desempregados, a profissão de vendas tem sido afetada, pois muitos produtos e serviços estão sendo vendidos, exclusivamente, pela Web, sem a menor necessidade da figura de “vendedor”, sem falar que neste século XXI temos muitos dados convincentes informando-nos de mudanças radicias no modo como as pessoas (novas gerações) compram e vendem. Ressalto uma que assusta os “Dinossauros de Plantão"... é a informação de que 50% da população mundial tem menos que 30 anos de idade e que 96% desta turma é Webmaníaco, participando de alguma rede social, ou seja, está mais do que acostumado a fazer tudo via internet... aliás nasceu dentro dela, são as chamadas Geração Y (1980) em diante, logo é mais do que óbvio que daqui a pouquíssimo tempo para “Vender Imóveis” também não será mais necessário a figura tradicional do “Corretor de Imóveis”, ou seja, será desnecessário um ser humano para que ocorra a venda de um imóvel, isto é um fato indiscutível embasado em "cases", história econômica e avanços tecnológicos irreversíveis, tornando-se um axioma.

Sua concordância ou não quanto ao exposto é irrelevante, pois tudo isso que relatei está aí escancarado pra quem quiser saber e se informar... um poderoso tsunami de mudanças de mercado... até certo modo imperceptíveis, mas estão aí, logo se faz vital e imperioso a atitude de se posicionar na vanguarda para este século XXI, pois os vendedores em geral terão o mesmo fim dos dinossauros e os corretores de imóveis também seguirão o mesmo caminho... triste, lamentável, avassalador, porém real, verdadeiro e irreversível... é o mundo que se amplia cada vez mais tornando o planeta uma selva sem empregos porém rico em oportunidades.

O que fazer?... bem, pra eu escrever tudo isso, vivi na própria pele o que escrevo e sei muito bem como é ter que enfrentar a realidade “nua e crua” sem desejar vê-la como se apresenta... dá um medo louco, mas é um fato e contra fatos não há argumentos. Para mim, o ano determinante foi 1994 quando tomei pé de toda esta situação no momento em que tomava um simples café e lia um livro numa livraria de um shopping em São Paulo. Confesso que li o livro inteiro e não consegui parar de ler até que soubesse todas as informações que estavam ali bem na minha frente, foi uma transposição para uma nova era na minha vida e negócios, ou seja, um novo mundo se descortinou em meu horizonte... sinceramente não sabia pra que lado deveria seguir, sabia apenas que não podia mais voltar aos mesmos pensamentos que possuía outrora... obsoletos e jurássicos, pois havia acabado de ler mais de uma centena de “cases” comprovando um novo mundo, globalizado, tecnológico e ampliado assustadoramente de forma avassaladora e mais ainda pujante pela franca expansão da Internet. Diante dos meus olhos o mundo era outro.

Antecipo a todos que nem as Imobiliárias serão ou existirão como se apresentam hoje em dia, cheias de burocracia, arcaicas e limitadas pela assessoria profissional dos seus corretores, sem falar nos clientes, verdadeiros órfãos em assistência comercial diante dum mundo gigantesco de informações e oportunidades reais que se apresentam na Internet. E as imobiliárias ainda trabalham com os seus clientes em potencial do mesmo modo que o faziam há 50 anos, ou seja, mais de meio século se passou e ainda acreditam que existirá o “Corretor de Imóvel”... é compreensível a descrença, pois ante às mudanças, o cérebro paralisa, como disse Alvin Toffler ratificando a “alergia ao futuro”, via de regra o homem é avesso à mudança, ainda mais tão radical e pujante como a que se apresenta sobre a extinção da figura do “corretor de Imóveis”... verdade?... você ainda duvida?

Os fatos estão aí, agora é contigo... qual caminho você vai seguir?... o mesmo?... cuidado, pois ter postura de avestruz nunca foi e não é o mais adequado neste novo século.

Carregue a convicção que a profissão de corretor de imóveis como existe hoje é postura do passado e já extinta, mas ainda não enterrada, faltando jogar a “pá de cal”.

Amplie sua visão e abra sua mente adquirindo informações e conhecimentos com vistas à sobrevivência nesta selva caótica dos negócios do século XXI... o mundo mudou!

Autor: John Robert (Com adaptações e revisão do texto)

2 comentários:

  1. Acredito que o Marcos Mascarenhas, postou um ótimo tema para dabate, talvez até a extinção dos corretores haja um longo caminho, não vejo que seja para amanhã, já pensaram segundo o pensamento do John ou do Marcos, cada um será seu próprio corretor, seremos uma nação de corretores, nossos cartórios viverão cheios deles, o que pode haver é que os clientes dos corretores tenham uma visão do que querem e do que podem ter, melhor do que os clientes de hoje, pois, como disse o Marcos, a Web, está aí o mundo mudou, e por isto que é grande a necessidade dos corretores e gestores, estarem em dia com a evolução, não parando no tempo, lendo, fazendo cursos, para estarem não a altura, mas, a frente de seus clientes, em matéria de conhecimentos da sua profissão.

    ResponderExcluir
  2. Como se chama o livro que você se surpreendeu na cafeteria do shopping?
    Bom este raciocínio seu.

    ResponderExcluir