terça-feira, 12 de julho de 2011

CONSUMIDORES: COMO ELES RECLAMAM NAS REDES SOCIAIS

O que os consumidores, cada dia mais exigentes com seus produtos e serviços, falam sobre nossas marcas, e como falam? Quais as percepções sobre a realidade de nosso mercado? Apresento o resultado do monitoramento no Twitter que realizei em junho, em busca de consumidores indignados com o mercado imobiliário, para assim apresentarmos como eles se expressam, e mostrar o risco que as empresas correm ao virar as costas para as redes sociais. Reclamações sempre existirão, mas agora com as redes elas estão muito mais potentes e os consumidores cada dia mais poderosos.

As palavras que monitorei foram: “construtora – imobiliária – imóveis – incorporadora – corretor”. O nome das empresas citadas não foram mencionadas, afinal o objetivo aqui não é expor as empresas, e sim demonstrar a importância do monitoramento, e de que forma as pessoas estão utilizando as redes sociais para “compartilhar” sua indignação. É importante perceber que o Twitter é uma REDE, isto quer dizer que todas estas pessoas que reclamaram, expuseram a marca desta empresa para todos os seus amigos. Quando menos se espera, um consumidor irritado, espalhou a sua mensagem para 1mil, 10mil, 100mil pessoas. Isto é o poder da sociedade em rede!
O interessante é que no período da análise não encontrei NENHUMA pessoa que fazia um elogio espontâneo a alguma empresa do setor. Reforçando a tese que pessoas satisfeitas não costumam compartilhar a sua experiência com a mesma frequência daquelas que querem reclamar. Estas sim colocam a boca no trombone, ou melhor, no Twitter.
Veja abaixo o que encontrei, e se você trabalha em alguma empresa do setor, FIQUE DE OLHO!

Reclamações de empresas

Reclamações sobre práticas do mercado

Fonte: Marketing Imob

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