segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTUDO GOOGLE SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO NO BRASIL

Material interessantíssimo entregue no evento Google Imóveis/2008

Os dados abaixo são baseados em pesquisa Media-Screen de Julho 2008 com 605 pessoas no Brasil que compraram ou estavam pesquisando imóveis residenciais para compra nos últimos 6 meses e que têm acesso à Internet. Perfil da amostra representativo do universo de usuários de Internet no Brasil. 2 Comscore – Media Metrix Julho 2008


1. Processo de decisão e compra de imóveis no Brasil

• Pesquisa com 605 consumidores que compraram ou pesquisaram imóveis residenciais novos ou usados nos últimos 6 meses

• As principais atividades empreendidas por estes consumidores na fase de pesquisa e compra de imóveis residenciais são: 1-identificar imóveis adequados às suas necessidades, 2-pesquisar valor de compra, 3-pesquisar características de imóveis à venda, 4-visitar imóveis a venda, 5-montar planejamento/orçamento de compra, 6-pesquisar sobre bairros e regiões. Pelo menos 52% dos compradores de imóveis novos valorizam e visitam estandes de vendas.

• Exceto pelas visitas, que são feitas pessoalmente, a Internet é o veículo preferido para executar todas as demais atividades anteriores.

• Os sites mais visitados por compradores de imóveis novos, em ordem de importância, são: 1-sites de imobiliárias, 2-sites de incorporadoras e construtoras, 3-sites especializados em imóveis, 4-sites de classifi cados de jornais online e 5-hotsites de empreendimentos.

• Já compradores de imóveis usados visitam: 1-sites de imobiliárias, 2-sites de classificados de jornais online, 3-sites especializados em imóveis, 4-busca local ou classifi cados online e 5-seções de imóveis em portais.

• Na opinião de compradores de imóveis, sites imobiliários devem ter as seguintes funcionalidades, em ordem de prioridade: 1-fotos dos imóveis, 2-informações completas sobre todos os custos envolvidos na transação de compra, 3-informação sobre bairros e regiões, 4-informações detalhadas sobre cada imóvel disponível, 5-ferramentas interativas para cálculo de financiamento, 6-opção para downloads de todo o material informativo sobre o imóvel, 7-plantas baixas dos imóveis, 8-mapas e orientações de como chegar no endereço do imóvel, 9-opção para contatar em tempo real os corretores, 10- tour virtual do imóvel e vídeos ilustrativos do mesmo.

• 67% dos compradores de imóveis mencionam ter acessado qualquer um dos sites que usou no processo de pesquisa e compra de imóveis através de Ferramentas de Busca. 1. Processo de decisão e compra de imóveis no Brasil.

2. Uso de Ferramentas de Busca na decisão e compra de imóveis residenciais no Brasil

• As Ferramentas de Busca online foram utilizadas por pelo menos 91% dos compradores de imóveis residenciais que usaram a Internet durante o seu processo de decisão e compra.

• 93% destes usaram Ferramentas de Busca para conhecer opções de imóveis disponíveis, 84% para compará-las, 81% para aprofundar-se e obter mais informações sobre imóveis de interesse e 72% para tomar a decisão final de compra.

• Ferramentas de Busca são o recurso mais usado por compradores de imóveis residenciais, à frente de jornais, sites de imobiliárias, escritórios de imobiliárias, recomendações de amigos/família, panfletos, sites especializados em imóveis e sites de incorporadoras ou construtoras.

• 97% dos usuários de Mecanismo de Busca para pesquisa e compra de imóveis utilizam o Google. 85% dizem que o Google desempenha um papel muito importante neste processo.

3. Estratégia cross-media integrando online + offline gera resultados superiores na venda de imóveis residenciais

• Canais de mídia tradicional alavancam o uso da Internet – 80% dos compradores usaram a Internet para aprender mais sobre um imóvel residencial de seu interesse após exposição à mídia tradicional (offline).

• Os recursos online mais utilizados após exposição à mídia tradicional foram Ferramentas de Busca, sites de imobiliárias, de incorporadoras ou construtoras, sites especializados em imóveis, listagens online de jornais e anúncios online em geral.

• A Internet também aumenta o nível de atenção dos consumidores para mídias tradicionais (off line) – 80% dos consumidores afi rmaram fi car mais atentos a anúncios e ofertas de imóveis residenciais em mídias tradicionais após terem usado a Internet para pesquisar, conhecer, comparar ou selecionar imóveis novos ou usados.

• No caso de imóveis novos, estandes de vendas, jornais e escritórios de imobiliárias são as fontes offl ine que mais se benefi ciam do interesse gerado pela Internet. Para imóveis usados, jornais, escritórios de imobiliárias e amigos/ família são as fontes offl ine mais consultadas.

4. Anúncios online potencializam o uso da Internet na exposição e venda de imóveis residenciais

• Compradores de imóveis afi rmaram passar sete horas por dia, em média, na Internet e 86% destes disseram lembrar-se de anúncios de imóveis residenciais online nos últimos 30 dias.

• Banners animados são o formato de anúncio online mais lembrado pelos respondentes, seguidos por links patrocinados, banners estáticos, anúncios em vídeo e anúncios de texto.

• Mais de 80% dos respondentes disseram que anúncios online são eficientes ou muito eficientes em aumentar seu conhecimento sobre imóveis à venda – banners animados e anúncios em vídeo foram considerados os mais eficazes por mais de 86% da amostra.

• Acima de 72% dos compradores de imóveis afirmaram que anúncios online têm impacto positivo na sua motivação de compra, sendo anúncios em vídeo e banners animados os formatos considerados mais infl uentes por 75% dos respondentes.

• Pelo menos 30% dos compradores já clicaram em anúncios online sobre imóveis residenciais – esta taxa sobe para 70% dos respondentes nas fases iniciais do processo de decisão e compra.

5. Plataforma de mídia do Google ajuda vender o seu imóvel

• Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 79% dos usuários de Internet no país, com mais de 296 milhões de visitas e 1,5 bilhões de páginas vistas por mês .

• As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de links patrocinados no site de busca do Google e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como texto, banners estáticos e animados, imagens, vídeo e gadgets que podem ser veiculados na Rede de Conteúdo do Google, composta de milhares de sites parceiros.

Fonte: MarketingImob

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: Embora realizada em 2008, a pesquisa Media-Screen/ GOOGLE é hoje, inteiramente pertinente como parâmetro para avaliação do perfil do usuário da internet e o processo de decisão de compra no Brasil, devido a inexistência de pesquisas similares.

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