terça-feira, 5 de julho de 2011

SEMINÁRIO "TENDÊNCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO" REVELA QUE INTENÇÃO DA CLASSE MÉDIA DE COMPRAR IMÓVEL TRIPLICOU DESDE 2009

De acordo com um estudo do Data Popular apresentado nesta terça-feira (5) no seminário "Tendências do Mercado Imobiliário", realizado pelo Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo, cerca de 9,9 milhões de brasileiros pretendem comprar um imóvel ou terreno nos próximos 12 meses. Desse total, 47% pertencem à classe média, com renda familiar mensal entre três e dez salários mínimos.

No primeiro trimestre de 2009 a intenção de comprar um imóvel era declarada por 1,5 milhão de pessoas da classe média. O número passou para 4,7 milhões no mesmo período neste ano, triplicando o potencial de consumo. Essa quantidade já é superior ao total de consumidores que mostravam essa intenção no início de 2009 (4,4 milhões), considerando todas as classes sociais.

De acordo com Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, o principal impulso para esse salto, é o programa federal Minha Casa, Minha Vida, lançado em março de 2009 para a aquisição de moradias de até R$ 170 mil.

Sobre o receio dessas classes na compra do imóovel, o principal medo para os consumidores das classes C, D e E ao comprar um imóvel é apenas não conseguir terminar de pagar o financiamento. Já para a população de alta renda, a preocupação mais citada é a de não receber a moradia.

Fonte: NE10 Com informações de agências

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