quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2011 - INVERNO NO MERCADO IMOBILIÁRIO DA CHINA

2011 foi um ano difícil para o mercado imobiliário chinês. Com as políticas rigorosas de controle e ajuste, o mercado entrou muito cedo num "inverno", apesar de talvez apenas os profissionais do setor imobiliário terem sentido este frio congelado do mercado.

Em 2010, após o governo provincial de Hainan, no sul da China, ter divulgado o plano de construção de uma ilha turística internacional, o mercado imobiliário da segunda maior ilha do país atraiu um grande número de clientes provenientes de todo o território chinês. Mas em 2011, o governo de Sanya, uma cidade turística em Hainan, adotou medida restritivas em relação à compra de propriedades, sendo que é recusada autorização de compra à maioria dos clientes não originários do local.

O especialista do Centro de Pesquisa da Economia Chinesa e Mundial da Universidade Tsinghua, Yuan Gangming, indicou que a restrição à compra é a medida mais eficaz no controle e ajuste do mercado imobiliário do governo.

"Entre as medidas tomadas pelo governo, a restrição à compra surte efeitos mais óbvios. Antes disso, outras medidas não surtiram efeitos, pelo contrário, o preço das casas continuava aumentando. No início deste ano, muitos governos municipais tomaram essa medida de restrição, e neste momento, nestas cidades, o preço dos edifícios já parou de subir."

Em Wuhan, cidade no centro do país, para os profissionais do setor imobiliário, o preço de habitação já diminui em 20-30%. Tao Hongguo, um empresário imobiliário que entrou no mercado em 2007 considera que as políticas adotadas pelo governo central para controlar e ajustar o mercado imobiliário são mais rigorosas e eficientes do que antes.

"Agora, os empresários já possuem um conhecimento mais racional sobre o mercado imobiliário, pois, todos estão conscientes de que já terminou a era de lucros exorbitantes. Agora, o governo central exerce o controle e ajuste do mercado através de políticas econômicas e bancárias e todas as empresas imobiliárias sentem muita pressão. O que as empresas pensam mais é em sobreviver."

No dia 26 de janeiro deste ano, o governo central do país adotou oito medidas para controlar e ajustar o mercado imobiliário nacional como a restrição à compra e a suspensão de empréstimos. Com essa onda mais rigorosa de medidas, muitas empresas imobiliárias tiveram que baixar o preço de a que negociavam as casas para incentivar as vendas, o que aumenta a sua pressão financeira. Ainda assim, numa reunião do governo central sobre trabalho econômico, realizada recentemente, os participantes decidiram continuar as políticas de controle e ajuste.

O especialista Yuan Gangming, considera que as metas de controle e ajuste do mercado imobiliário ainda não foram concretizadas, e que as políticas relacionadas devem continuar para eliminar as bolhas do mercado.

"O preço demasiado alto de habitação deve ser baixado para um nível sem bolhas. Por enquanto, apenas está diminuindo o ritmo de aumento do preço, mas não há grande queda do preço. Não podemos dizer que as metas de controle e ajuste já foram concretizadas."

Até quando vai durar esse inverno congelado para o mercado imobiliário chinês é uma pergunta para a qual ninguém tem resposta. Mas o inverno de 2011 foi demasiado frio para os profissionais do setor.

Fonte: Rádio Internacional da China
(tradução: Shi Liang revisão: Miguel Torres)

Um comentário:

  1. Boa Sr. Marcos.

    Atualmente o mercado imobiliario na China vive uma grande tensão. Alguns meses atras tinha pessoas vendendo os seus apartamentos e lucrando 8x mais. Hoje em dia, nao se sabe como vai andar essa bolha imobiliaria. Vale a pena investir em imoveis para tentar vender daquia a 2 anos? A China vem crescendo economicamente de uma forma assustadora, porem só que vive la ou vivenciou sabe do que estou falando. Grande abraço;

    ResponderExcluir