terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CHINA ESTIPULA MAIS REGULAMENTOS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

A China está tomando uma nova rodada de medidas para regular o superaquecido mercado imobiliário após ter emitido regras para limitar a compra de apartamentos residenciais há um ano, que diminuíram efetivamente os preços de imóveis, disseram os analistas nesta terça-feira.
O ministro da Habitação e do Desenvolvimento Urbano e Rural, Jiang Weixin, revelou que o ministério completará um projeto para integrar os bancos de dados de informações de residências em 40 principais cidades até o final de junho. A medida tem como objetivo aprofundar o controle sobre a especulação de moradias, de acordo com os analistas.

Desde 2010, a China impôs uma série de medidas para esfriar o mercado imobiliário, incluindo restrições aos empréstimos bancários, entradas de pagamentos mais altas, e limites no número de propriedades adquiridas por indivíduos.

Mesmo que a maioria das cidades limite ou proíba seus residentes de comprar o segundo ou o terceiro apartamento, não há ainda restrição ao número de propriedades que uma pessoa pode comprar em diferentes cidades.

O mercado imobiliário da China foi estimulado depois que o governo implementou as reformas do mercado de habitação em 1998. Os preços de imóveis aumentaram descontroladamente nos últimos anos, especialmente em meio à crise financeira em 2008, quando o governo chinês implementou um pacote de forte estímulo e ordenou que os bancos injetassem empréstimos no mercado.

Para controlar os crescentes preços de propriedades, o governo central da China começou em abril de 2011 a limitar aos residentes em 43 cidades principais a compra do segundo ou terceiro apartamento, o que diminuiu efetivamente o volume de transação de moradias em muitas cidades.

Desde então, o mercado imobiliário da China tem mostrado sinais de esfriamento já que mais cidades informaram quedas nos preços de apartamentos residenciais até o final do ano passado.

Em dezembro do ano passado, 52 das 70 cidades principais registraram baixas nos preços de residências novas em relação a novembro, na comparação com as 49 registradas no mês anterior, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.

Agência Xinhua-CRI Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário