quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS USADOS EM SÃO PAULO CHEGA A ATÉ 175% EM DOIS ANOS

Roseli Hernandes - Diretora da Lello


Levantamento da Lello, empresa de administração imobiliária no Estado de São Paulo, aponta valorização de até 175% nos preços de imóveis residenciais comercializados na capital paulista nos últimos dois anos.

Foram analisados apartamentos de dois dormitórios, que registram maior procura na cidade, entre 50 e 100 metros quadrados em prédios com mais de cinco anos de existência e área de lazer, localizados nas regiões de Perdizes, Jardins, Santana, Mooca e Tatuapé.

A medição foi feita com base em imóveis que foram comercializados em 2009, retornaram ao estoque da administradora e foram revendidos em 2011. Ou seja, trata-se de um comparativo das mesmas unidades.

O preço médio do metro quadrado dos apartamentos, medido nessas cinco regiões em 2011, foi de R$ 4,97 mil. Na média a valorização foi de 56,6%. Isto significa que há dois anos o valor médio do metro quadrado do tipo de imóvel usado mais procurado na cidade era de R$ 3,1 mil, aproximadamente.

O pico de valorização de preços foi registrado na região da Mooca, de até 175%, com média de 80%. Na área do Tatuapé, os apartamentos usados de dois dormitórios tiveram valorização de até 93%, com média de 56%.

Já na região de Perdizes a valorização máxima observada foi de 86%, e a média, 51%. Na área dos Jardins a valorização média foi de 52% e, em Santana, de 51%, com picos de 54%.

- A revitalização de bairros e a expansão da malha metroferroviária, aliada à alta demanda, ajudaram a valorizar o mercado imobiliário paulistano, que se tornou, mais do que nunca, uma excelente opção de investimento. Na média a rentabilidade bruta para quem comprou há dois anos foi de 2,35% ao mês, chegando, em alguns casos, a 7,3%, como no caso de apartamentos da região da Mooca - diz Roseli Hernandes, diretora da Lello

Em 2012, diz Roseli, o imóvel continuará sendo uma boa aposta de investimento seguro e rentável, com tendência de concorrer mais intensamente com os investimentos em renda fixa, cuja rentabilidade tende a cair com a redução da taxa Selic.

- Não há bolha no mercado imobiliário, uma vez que ainda há farta disponibilidade de crédito e a demanda continua alta. Por isso não temos indicativo de que haverá qualquer redução no preço de imóveis usados. Pelo contrário, eles continuarão se valorizando, sendo ótima opção para investimento em locação e revenda - afirma.

A diretora da Lello lembra, ainda, que o preço médio do metro quadrado dos imóveis usados em São Paulo, maior cidade do país, ainda é bastante inferior às principais capitais mundiais, como Lisboa, Xangai, Moscou, Berlim e até mesmo a Cidade do Cabo, o que significa ainda haver espaço para a elevação dos valores.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário