terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EUA: AMERICANOS FAZEM FILA PARA ENTRAR NO ALUGUEL

Charles Griffith e sua família no apartamento que eles alugaram em Miami após deixarem
para trás casa que compraram em Orlando

Investidores têm comprado imóveis com grandes descontos e alugado-os às mesmas pessoas que perderam suas casas.

O mercado imobiliário continua a ser um empecílio para a melhora da economia americana à medida que os preços das casas continuam a cair, casas desapropriadas tomam conta de grande parte de alguns bairros e milhões de trabalhadores de construção civil continuam procurando emprego.

Mas um grupo se encontra consideravelmente seguro: os senhorios que alugam seus imóveis.

Ao contrário dos preços para venda, os alugueis continuam em alta, registrando um aumento de 2,4% em janeiro em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo dados levantados recentemente, não ajustados pela inflação, divulgados pelo Departamento do Trabalho.

Com poucos prédios construídos para locação nos últimos anos, as unidades disponíveis estão sendo alugadas rapidamente. Em todo o país, a taxa de apartamentos desocupados chega a 5,2%, seu menor número em mais de uma década, de acordo com a empresa de pesquisa Reis Inc.

O aumento nos alugueis foi maior em locais como São Francisco, Austin, Texas e Boston, onde empresas de tecnologia, em particular, estão contratando rapidamente muitos novos funcionários, assim como em Nova York e Washington. Porém apesar do preço dos imóveis continuarem em declínio em cidades como Chicago e Seattle, o aluguel em compensação também tem aumentado.

"Recentemente, nós nos tornamos uma nação mais propícia à locação", disse Christopher J. Mayer, professor que dá aulas sobre o mercado imobiliário na Escola de Negócios da Universidade de Columbia.

Economistas sugerem que as condições continuarão favoráveis para os senhorios por pelo menos mais um ano, com a taxa de emprego aumentando gradualmente e a construção de apartamentos permanecendo restrita.

Nem todas as pessoas estão alugando apartamentos, é claro. Algumas estão se mudando para casas de família que foram desapropriadas pelas execuções de hipotecas. Ansiosos para capitalizar em cima desta tendência, os investidores estão comprando algumas casas com um grande desconto e alugando-as para os as mesmas pessoas que perderam suas casas.

Ainda assim, são apartamentos e não casas que estão em maior demanda para o aluguel.

A oferta limitada está elevando os preços em alguns mercados. Em São Francisco, o valor dos aluguéis subiu cerca de 5% no ano passado, de acordo com Reis, e aumentou em cerca de 3% em Austin e Nova York.

Matt Mochizuki e Liz Brent (foto) alugam um estúdio por US$ 1.395 mensais, em São Francisco, mas em uma visita a um apartamento para alugar, anunciado como um imóvel de um quarto, eles encontraram um estúdio com uma distribuição estranha e péssima iluminação. Mais de 40 pessoas estavam na fila, muitos prontos para fechar o contrato.

"Esta é a situação do mercado para os locatários atualmente”, disse Brent. "É por isso que tantas pessoas apareceram para tentar alugar este apartamento minúsculo sem janelas."

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário