terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PREÇO DO IMÓVEL PARA VENDER DISPARA NO BRASIL

De um lado, crescente oferta de crédito para aquisição. De outro, aumento pequeno de unidades para locação. O resultado dessa equação é uma disparidade entre a alta dos imóveis à venda e aqueles para locação. Segundo o índice Fipe Zap, enquanto o preço médio da venda de imóveis residenciais na cidade de São Paulo aumentou 27% em 2011, os aluguéis subiram 14,5% no mesmo período.

"Nos últimos anos houve uma facilidade maior para a classe média conseguir crédito e o preço da prestação de um financiamento ficou muito parecido com o valor da locação", diz Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).
Outro fator que ajuda a entender esse descolamento entre o preço dos imóveis para vender e o valor dos aluguéis é que com uma residência cada vez mais cara, fica cada vez menos atrativo investir na aquisição para alugar.

"O investidor costuma pensar duas vezes antes de investir e costuma aguardar para ver se aluguéis vão subir", diz Pompéia, da Embraesp. Isso porque o retorno do investimento leva anos e está atrelado ao valor do aluguel cobrado do inquilino.

Outra consequência apontada por Pompéia é que os investimentos em imóveis acabam migrando para a compra de unidades na planta para vendê-los quando estiverem concluídos - momento em que há valorização pelo fato de ele estar pronto. "Neste momento, o investidor pode oferecer um valor mais baixo do que o cobrado pela incorporadora e, ainda assim, será mais caro do que o que foi pago na planta."

Fonte: Correio do Estado

Um comentário: