segunda-feira, 12 de março de 2012

INFLAÇÃO DO ALUGUEL SAI DE DEFLAÇÃO PARA ALTA DE O,23% NA PRIMEIRA PRÉVIA DE MARÇO

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), utilizado para corrigir contratos de aluguel, subiu 0,23% na primeira prévia de março, ante variação negativa de 0,10% no mesmo período de fevereiro, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Dentre os subíndices que compõem o IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo-Mercado) teve alta de 0,21% na primeira prévia de março, ante deflação de 0,36% em igual período de fevereiro.

O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor-Mercado) avançou 0,25%, contra alta de 0,16%.

O INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado) registrou elevação de 0,33%, frente a um acréscimo de 0,95% na primeira apuração de fevereiro.
Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

Entre as variações de preços no atacado, medidas pelo IPA-M, o grupo Bens Finais teve alta de 0,09 por cento, ante recuo de 0,35% na primeira prévia de fevereiro. Nesse grupo destacou-se o item alimentos processados, que passou de deflação de 2,49% para uma queda de 0,84% na mesma comparação.

No segmento Bens Intermediários, houve elevação de 0,60%, contra ligeira alta de 0,09% na primeira apuração de fevereiro. A principal contribuição para o avanço da taxa partiu do subgrupo materiais e componentes para a construção, que saiu de uma queda de 0,43% para alta de 0,92%.

O índice de Matérias-Primas Brutas caiu 0,16%, após queda de 0,98% no mesmo período de fevereiro. Entre os itens que mais influenciaram o movimento, destacaram-se aves (com alta de 3,90%, ante queda de 7,33%), minério de ferro (recuo de 0,78%, contra deflação de 3,47%) e soja em grão (alta de 2,23%, após baixa de 0,28%).

No varejo, cuja inflação é medida pelo IPC-M, houve aceleração das altas de preços nos grupos Habitação, Alimentação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais e Transportes. Desaceleraram os preços dos grupos Educação, Leitura e Recreação, Despesas Diversas e Comunicação.

Na construção civil, com inflação calculada pelo INCC-M, o índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou alta de 0,64%, após acréscimo de 0,42% no primeiro levantamento de fevereiro. O custo da Mão de Obra subiu 0,03 por cento na primeira prévia de março, após elevação de 1,48%.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário