domingo, 18 de março de 2012

INVESTIMENTOS EM RETROFIT NO SETOR IMOBILIÁRIO FOI TEMA DO REAL ESTATE INVESTIMENT WORLD

O presidente da WTorre, Walter Torre Junior

É muito caro investir na revitalização do imóvel? Como fazer dinheiro neste setor? Este foi o tema da palestra que aconteceu no Real Estate Invesment World, no hotel Renaissance São Paulo e é considerado o maior evento de investimentos imobiliários no Brasil. O Real Estate Invesment World reúne profissionais do setor de diversos paises do mundo e tem a Revista Hotéis como Mídia Apoio.

O palestrante foi Walter Torre Junior, Presidente da Wtorre, que falou sobre a vantagem competitiva no mercado imobiliário através de renovação, remodelação e retrofit, estrutura de construção – espaço físico e elementos do interior para manter, restaurar ou construir.

Para Torre uma das tendências das grandes capitais devido a especulação imobiliária que fez os valores dos imóveis subirem de maneira exorbitante é investir no segmento de retrofit. “Hoje para retrofitar não gastamos mais de R$ 2 mil por metro quadrado dependendo da região onde se localiza o imóvel. Em cidades como São Paulo é muito vantajoso retrofitar um prédio antigo que está em um lugar não necessariamente nobre, mas sim próximo a alguma estação de metrô ou um anel viário. Isto é extremamente estratégico em São Paulo, e isso também é questão de visão da construtora e da incorporadora”, destaca o presidente da Wtorre

Outra vantagem apontada por Torre na utilização do retrofit no setor imobiliário é que a aprovação de um projeto como este é muito mais rápida. “Porém, a construtora ou incorporada tem que se precaver para que este retrofit, não seja considerado pela prefeitura uma obra nova. Não faça mais que o código de obras do município permita, pois poderá ter dificuldades na aprovação desta reforma e também o habite-se pode ser expedido como obra nova e sair muito mais caro do que o previsto nos custos deste investimento”, observou o executivo.

No final da palestra Torre contou uma novidade que surpreendeu a todos os presentes sobre um novo empreendimento que será uma revitalização que a prefeitura iniciará nos próximos anos na Baixada do Glicério, localizado na Região Central de São Paulo, que é de fácil acesso via metrô e próximo a um importante anel viário, a Radial Leste. “No local serão erguidos e retrofitados vários prédios que serão transformados em edifícios empresariais, que darão uma cara nova a região, e também acreditamos que será um novo nicho empresarial da cidade”, conclui o presidente.

Ao longo do evento também foram apresentados outros cases de retrofit implantados em outras cidades e sobre os prós e contras de investir em greenfield e green building.

Fonte: Revista Hotéis

Postagens Relacionadas:
http://ogestorimobiliario.blogspot.com.br/search?q=retrofit

http://ogestorimobiliario.blogspot.com.br/search?q=MERCADO+DE+REQUALIFICA%C3%87%C3%83O+TECNOL%C3%93GICA+DE+EDIF%C3%8DCIOS+ESTIMULA+INOVA%C3%87%C3%95ES+EM+PROL+DA+SUSTENTABILIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário