sábado, 3 de março de 2012

MERCADO DE IMÓVEIS HISTÓRICOS-CULTURAIS URBANOS: CONVENTO DO CARMO - CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR


O Convento do Carmo no centro histórico da cidade de Salvador.

Parte importante do centro histórico da antiga capital do Brasil colonial, as construções que abrigam a Igreja e o Convento de Nossa Senhora do Carmo situado no conjunto do Pelourinho é uma imponente obra típica do estilo colonial barroco do Século XVII. Estas edificações foram tombadas nacionalmente em 1938 pela sua importância. Sendo imóvel de propriedade da Igreja Católica, o convento abrigava, desde a sua construção há trezentos anos, as freiras da Ordem das Carmelitas, religiosas reclusas que ali viviam até relativamente pouco tempo.
Devido à grande afluência de turistas estrangeiros interessados em passear e conhecer o conjunto de igrejas e construções antigas desta cidade brasileira, uma rede hoteleira internacional propôs alugar o prédio do convento e transformá-lo num hotel de alto luxo. O projeto de transformação de uso do imóvel foi aceito pelo governo brasileiro, sendo mantido o seu aspecto de edifício com mais de três séculos de idade.
Nas obras de transformação de uso ali efetuadas, as antigas celas das freiras carmelitas, que eram fervorosas devotas da pobreza pessoal, foram transformadas em 79 requintadas suítes e quartos. No antigo claustro e respectivo pátio interno, outrora área de oração e meditação das religiosas, foram implantados um bar e uma bonita piscina circular, transformando-se assim em aprazível e requintada área de lazer. E nos generosos espaços internos foram instalados “foyer”, restaurante, SPA, sauna, etc.

Os custos desta transformação, não disponíveis, certamente vieram a ser amortizados em relativamente pouco tempo face ao alto custo da hospedagem neste hotel, que é bastante procurado pelos turistas mais endinheirados e para congressos.
E nada mais sedutor, para quem pode pagar por isso, do que morar por algumas noites num convento tradicional e com todo o conforto.

Fonte: Excerto do texto de Ronaldo Foster Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário