sábado, 21 de abril de 2012

ALMEDINA LANÇA NO BRASIL LIVRO SOBRE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA


A Almedina, editora portuguesa especializada em livros técnicos, acaba de lançar no mercado brasileiro o livro "O valor do imobiliário". Escrita por Miguel Dias Costa, a obra aborda os princípios e técnicas da avaliação imobiliária. 

O autor português agrega ao livro sua experiência profissional de quase 30 anos em que atuou como executivo em várias empresas de avaliação de ativos e esteve envolvido em vários trabalhos de avaliação imobiliária de grande porte em países da Europa. Miguel Dias Costa também lecionou em cursos de pós-graduação nas áreas de economia e imobiliário e participou de conferências sobre o tema em Lisboa, Porto, Coimbra, Paris, Moscou, Madri, Londres, Rio de Janeiro, Copenhague, Roma, Cabo Verde e Luanda. 
"Para falar de valor do imobiliário tive primeiro que falar das definições clássicas de valor, da estandardização destas definições e da existência de “clubes” ou associações que agregam os praticantes de avaliação a nível mundial e que, numa certa medida, podem e contribuem de fato a evolução da qualidade e da uniformização de critérios chave neste setor. Mas sublinho que acima de tudo, o que de fato interessa, é a forma como quem lida com o imobiliário o faz", explica o investigador da INTOUR da Universidade de Bedfordshire.
No primeiro capítulo - “O que é o imobiliário” - Miguel Dias mergulha o leitor no conceito do que é um bem imobiliário e analisa os direitos associados a ele, como vender, arrendar, onerar, ceder e explorar, especificando ainda algumas formas especiais de detenção de propriedades imobiliárias, como fundos de investimentos e propriedade partilhada.
Miguel Dias Costa é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Tem duas pós-graduações em gestão, uma pela AESE e outra pela Kelogg School of Management da Northwestern University, Chicago. Possui ainda dois mestrados, um em Business Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa e outro em gestão de Turismo (MA Tourism Management) pela Universidade de Westminster, Londres.
O novo livro da Almedina, editado este ano, tem 192 páginas e apresenta um preço de R$ 48 no mercado brasileiro.

SINOPSE
O que é um bem imobiliário? Qual o seu mercado e que produtos oferece? Como varia e o que faz variar o valor do mesmo? O que leva ao sucesso comercial de um bem imobiliário? Qual a importância do imobiliário na economia dos países?
Encontre nesta obra a explicação da teoria sobre avaliação imobiliária, os métodos existentes, bem como um caso prático por cada método.
Acompanhe o passado, o presente e o futuro desta ciência, partilhando a análise de casos concretos nacionais mas também estrangeiros, como do Dubai, Londres ou mesmo das Pirâmides de Gizé. 

"Se é verdade que o imobiliário é uma arte é também com certeza uma ciência. Uma e outra, aumentam a satisfação da utilização do espaço, quer para quem o usa, para quem o explora e para quem o produz". "O imobiliário, para cumprir sua função deve, apesar da "confusão", corresponder num determinado momento às aspirações dum mercado. (...) Ou seja, precisamos da ciência do imobiliário para garantir que não voltaremos a cometer os erros do passado, para repetir histórias de sucesso (...)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário