segunda-feira, 16 de abril de 2012

CRÉDITO IMOBILIÁRIO: ÁRDUO CAMINHO ATÉ A LIBERAÇÃO

Não bastassem os juros altos, o crédito imobiliário ainda enfrenta uma longa tramitação entre o pedido e a liberação dos recursos. No Brasil, este processo pode chegar até há um ano. Na Bahia, demora cerca de três meses. Segundo o corretor José Alberto Vasconcelos, a fase de avaliação do imóvel, antigo entrave, está mais ágil, levando cerca de 30 dias. O problema maior agora está no registro dos imóveis nos cartórios, que pedem até dois meses.

Vasconcelos esclareceu que mesmo liberado o recurso do financiamento só cai na conta do comprador quando apresentada as certidões de nada consta do imóvel, do comprador e do vendedor. “O cartório (extrajudicial) já está privatizado em Curitiba e São Paulo e em Salvador só estamos tendo cartório privatizado agora”, comparou. “Mas estou otimista. Os cartórios estão em fase de transição”.

Para o Banco do Brasil, porém, o problema maior reside na documentação. "No crédito imobiliário, a análise documental é o que determina quanto tempo será necessário para que o cliente tenha a operação finalizada. A entrega completa e em um único momento, de todos os documentos solicitados, é muito importante para acelerar o processo e evitar problemas, inclusive junto aos cartórios”, afirmou o BB, em nota.

O diretor-secretário do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-BA), Francisco Helder, citou como empecilho na Bahia a adoção das mesmas regras em todos os estados, sem levar em contas desigualdades regionais e entre municípios. “(Os financiadores) fazem exigências como o habite-se no Brasil inteiro. Mas as condições da prefeitura de São Paulo ou Rio Grande Sul não seja as mesmas”, completou.

Hélder observou que os tribunais de Justiça gozam de estrutura diferenciada em cada unidade federativa. Ainda no campo do Judiciário, Helder combate a exigência de a incorporadora não tenha pendências trabalhistas. “Qual a construtura no Brasil não tem de 20 a 30 processos trabalhistas em andamento?”.

Analistas de mercado reconhecem avanços. O corretor baiano José Alberto Vasconcelos destaca que o processo de avaliação do imóvel, entrave grande no passado, nunca foi tão ágil. “Se não houver problema no imóvel ou nas certidões, tudo se resolve em 30 dias”. Com a ajuda de um corretor profissional, o comprador já é orientado sobre como proceder para obter a liberação mais rápida.

BB promete resultado em dois dias

O Banco do Brasil garantiu a tramitação do pedido de crédito em dois dias, caso não haja problema com a documentação. “No Banco do Brasil, a análise de crédito é realizada de forma automática e o resultado para o cliente é imediato. Caso seja necessária a confirmação de informações cadastrais e de crédito, o resultado está disponível em até dois dias”, afirmou o BB, via assessoria na Bahia. Segundo nota enviada pela instituição, os cartórios não são o entrave principal. “o mais comum é a ausência de documentos para que o Banco possa concluir o processo no menor tempo possível e com total segurança para o cliente”.

O BB sustenta ainda que o aquecimento do mercado obrigou a uma revisão dos processos, “com investimentos em tecnologia, como ferramentas para automação e gestão do processo e treinamento para oferecer aos clientes comodidade e conveniência na contratação do financiamento”. A instituição afirmou ter uma carteira de R$ 8,5 bilhões em crédito imobiliário, o que garante o quinto lugar no mercado, com quatro anos de atuação. Contabilizando todas as operações, o BB é o maior banco do país em ativos.

Fonte: Tribuna da Bahia Online

Um comentário:

  1. acho que o banco do brasil so fala que o processo imobiliario e rapido, mais na pratica isso nao acontece, pois ja esta em 2 meses o meu processo so em analise, e nada e feito com toda documentação completa. falar e facil eu quero ver e agir.

    ResponderExcluir