segunda-feira, 28 de maio de 2012

DIRETO DE PORTUGAL: MERCADO IMOBILIÁRIO EM RETOMA

 
O valor a que os bancos avaliam as casas subiu no último mês, pela primeira vez no espaço de um ano. Segundo o último inquérito à avaliação bancária realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Abril, o preço médio do metro quadrado no âmbito da concessão de crédito à habitação situou-se nos 1.055 euros, o que representa uma subida ligeira, de 0,3%, face aos 1.052 euros verificados no mês de Março. Desde Maio do ano passado, que se assistia a descidas deste indicador para consecutivos mínimos históricos.


 O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, considera a interrupção desta tendência como positiva. Crítico em relação às permanentes quedas deste indicador verificadas ao longo de muitos meses, o responsável da APEMIP refere que "poderá ser um sinal de consciencialização por parte da banca de que as avaliações devem ser feitas pelo valor de mercado".

Recorde-se que a descida da avaliação dos imóveis, é uma das formas encontradas pelos bancos para diminuírem os montantes dos empréstimos para a compra de casa. Além de concederem apenas até cerca de 70% a 80% do valor da avaliação, ao descer esse "preço", a banca consegue diminuir ainda mais os montantes dos empréstimos. Por sua vez, João Martins, director-geral da consultora financeira Maxfinance, considera que é o próprio mercado que está a obrigar as avaliações a subir. Segundo este responsável, "a confiança dos consumidores está a aumentar, há mais procura de casa e, por parte dos bancos também tem havido um bom escoamento dos imóveis que têm para venda, bem como apresentam uma maior abertura na análise de risco".

No entanto, a subida do valor médio da avaliação do metro quadrado não foi transversal a todas as regiões no último mês. Apenas o Alentejo e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores viram a avaliação média dos imóveis subir face a Março. Por exemplo, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, o valor do metro quadrado baixou 0,2% e 0,3%, respectivamente, face ao mês anterior. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, o valor médio da avaliação bancária fixou-se nos 1.248 e 989 euros, por metro quadrado, respectivamente. Em termos homólogos, a queda no valor de avaliação dos imóveis também se mantém. A nível nacional, o preço do metro quadrado caiu 8,6%, em linha com o verificado em Março.

A nível nacional, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira são as regiões onde o valor do metro quadrado é mais elevado: 1.321 e 1.319 euros, respectivamente. Já a região Centro e o Norte apresentam o preço por metro quadrado mais baixo: 924 e 894 euros, respectivamente. 

Fonte: Maior tv


Nenhum comentário:

Postar um comentário