quinta-feira, 24 de maio de 2012

IGP-M SOBE 1% NA SEGUNDA PRÉVIA DE MAIO

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,00% na segunda prévia de maio, após ter registrado alta de 0,71% em igual prévia do mesmo indicador em abril. O resultado ficou acima das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam uma elevação entre 0 85% a 0,96%. A mediana projetada era de 0,89%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O IPA-M subiu 1,24% na prévia anunciada nesta segunda-feira, após aumentar 0,77% em igual prévia do mesmo índice em abril. Por sua vez, o IPC-M teve alta de 0,41% na segunda prévia deste mês, em comparação com o aumento de 0,52% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,81% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,82% na segunda prévia de abril.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de maio, o IGP-M acumula aumentos de 2,49% no ano e de 4,23% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de abril a 10 de maio.

AGROPECUÁRIA - A inflação agropecuária perdeu força no atacado, enquanto a industrial acelerou na segunda prévia do IGP-M de maio. Os preços dos produtos agrícolas no atacado subiram 0,87%, após uma alta de 0,94% na segunda prévia do mesmo índice de abril.

De acordo com a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 1,37% na segunda prévia em comparação com a alta de 0,71% na segunda prévia de abril.

No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,74% na segunda prévia de maio, após terem aumentado 0 68% na segunda prévia de abril.

Os preços dos bens intermediários subiram 1,60% na prévia divulgada nesta segunda-feira em comparação com a elevação de 0 86% na segunda prévia do IGP-M do mês passado. Os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 1,33% na segunda prévia de maio, em comparação com a alta de 0,76% na segunda prévia de abril.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário