segunda-feira, 14 de maio de 2012

MERCADO IMOBILIÁRIO PORTUGUÊS: ARRENDAMENTO TEM TIDO UM CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Entre janeiro e abril deste ano, a Remax realizou um total de 10 216 transações, mais 16% a igual período de 2011, sendo que 6111 correspondem a contratos de arrendamento e apenas 4105 a vendas de casas. "Fizemos mais operações de arrendamento do que de venda de imóveis, algo que acontece pela primeira vez que me lembre", explica Beatriz Rubio, presidente-executiva da empresa.

"O arrendamento tem tido um crescimento exponencial", reforça a responsável da imobiliária. O valor dos negócios caiu 15% nos primeiros quatro meses deste ano, mas o número de transações totais cresceu 11%, graças ao "aumento do arrendamento, que começou em 2009, muito residual, e foi crescendo bastante ao ano, cerca de 40%. Antigamente o banco emprestava 100%, 110%, 120% do valor da casa. Hoje, quando empresta, anda nos 70% a 80%", explica Beatriz Rubio.
A mesma razão é apontada por Miguel Poisson, diretor-geral da imobiliária ERA. "É uma verdade que, face às restrições de financiamento dos bancos, muitos clientes que queriam comprar acabam por ter que arrendar, verificando-se hoje, no mercado, uma procura maior que a oferta e, consequentemente, os preços acabam por ficar inflacionados."

Na ERA o arrendamento representou já, no primeiro trimestre deste ano, 32% das transações da Era, contra menos de 20% em igual período de 2011. Mas, apesar disso, "temos ainda muitos clientes a entrar nas nossas lojas com intenção de comprar e não de arrendar." Com um dado curioso: "mais de 50% das vendas de casas nas 200 lojas da rede ERA são realizadas a pronto pagamentos (sem recurso a crédito). Em algumas regiões, os prontos pagamentos ultrapassam os 80% quando há cerca de dois anos representavam menos de 10% das vendas efetuadas", diz Miguel Poisson.

 E só não há mais casas alugadas porque a lei tarda em ser aprovada, lamenta Beatriz Rubio. A consequência desta situação são rendas ainda muito altas, colocando muitas famílias em grande esforço para as pagar. Muitas famílias não conseguem sequer pagar as rendas e vivem em quartos, denuncia Luís Lima, presidente da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária.
A tipologia mais procurada, o T2, em Lisboa para arrendamento anda, em média, nos 700 euros/mês, enquanto no Porto anda nos 650 euros/mês. "E assim que surgem casas com estes preços, elas voam", pelo que se "entra numa caça ao preço", remata Beatriz Rubio.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nota do Editor:
O que significa T1, T2, T3...?
Refere-se à tipologia do imóvel. O algarismo indica o número de quartos. O imóvel conta com uma sala para obter o número de assoalhadas. Isto é, T1=2 Assoalhadas; T2= 3 Assoalhadas, etc. Quando existe um “+”, T2+1, por exemplo, indica que há uma divisão adicional de dimensões reduzidas, contígua ou interior. Se for um T2+1, é um imóvel com quatro assoalhadas: 2 quartos + 1 sala + 1 divisão extra. 

Para maiores informações sobre o mercado imobiliário português, clique no link abaixo para acessar o Guia do Investimento Imobiliário em Portugal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário