sábado, 23 de junho de 2012

SETOR IMOBILIÁRIO VOLTA A APOSTAR NOS FLATS

Condo Hotel Ritz Suítes - Maceió/AL

Setor imobiliário volta a apostar nos flats. Para evitar superoferta, Secovi lança manual que regula a construção e prevê responsabilidade do incorporador pela rentabilidade na operação O mercado imobiliário está na iminência de uma nova onda de flats. É o que acreditam os consultores Caio Calfat e Diogo Canteras, painelistas do Adit Invest 2012, evento que reúne empresários e investidores do mercado turístico e imobiliário. 

Este segmento passou por longo período de estagnação, após um boom que resultou em superoferta no final da década de 90. A preocupação dos empresários agora é como controlar o novo ciclo de construção de flats sem repetir os erros do passado. Na tentativa de regulamentar o mercado e orientar os empreendedores o Secovi lançou no início deste ano o Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados. O documento dá orientações básicas pra a estruturação de empreendimentos adequados e rentáveis, e estabelece o papel de cada um dos players envolvidos na estruturação. Um dos pontos principais do manual é a responsabilização do incorporador pela rentabilidade do empreendimento. "O Código do Consumidor determina que, se o comprador recebe um produto que não é adequado, ele pode devolvê-lo ao vendedor. Um condo hotel é um produto imobiliário de investimento e, portanto, tem que dar uma rentabilidade razoável dentro de padrões do mercado", explica Canteras. 

Significa que, se o investidor comprou uma unidade e a rentabilidade foi muito baixa em relação às perspectivas de venda, ele poderia voltar ao incorporador e pedir seu dinheiro de volta. "Isso introduz nos empreendimentos lançados não adequadamente, sem perspectivas fundamentadas de rentabilidade, uma responsabilidade do tamanho do VGV do empreendimento", acrescenta o consultor. A medida deve evitar nova euforia ou excesso de oferta, uma vez que as decisões de investimento serão melhor avaliadas.

Fonte: PINIweb

Nota do Editor:
O condo-hotel é um empreendimento com a estrutura operacional hoteleira, mas 100% de unidades autônomas que podem ser compradas por investidores, assim como acontece com algumas unidades de apart-hotéis. A construção fica por conta da incorporadora, que contrata uma construtora e direciona a administração a uma operadora hoteleira.
Os investidores, que compram cada unidade, recebem quantias iguais conforme o lucro que o condo-hotel obtiver, geralmente no período de um ano. O montante é repassado mesmo que nem todas as unidades tenham sido utilizadas.
Porém, ao contrário do excesso de oferta e retração da demanda que despontaram nas décadas de 80 e 90 com os apart-hotéis, também conhecidos como “flats”, os condo-hotéis surgiram como uma forma de padronizar o modelo e fomentar a construção hoteleira atual, que deverá ter nos próximos anos uma demanda crescente por esse tipo de produto. É essa a aposta de Calfat: "Não somente por causa da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, mas porque o próprio mercado já está se movimentando para isso".

Clique no link abaixo para acessar o Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário