segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FALTAM ESTUDOS PARA DIAGNOSTICAR BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL


O mercado brasileiro sofre com a carência de pesquisas para um diagnóstico preciso sobre a possível existência de uma bolha imobiliária, avalia Eduardo Zylberstajn, economista coordenador do Índice Fipezap de preço dos imóveis. "Os estudos de bolha exigem uma perspectiva de longo prazo. O Brasil tem carência dessas estatísticas", afirmou nesta segunda-feira, durante congresso Cityscape Latin America.

O economista lembrou que o Índice Fipezap tem pouco mais de dois anos, o que é insuficiente, por si só, para afirmar se há uma bolha.Zylberstajn ponderou que a perspectiva para o preço dos imóveis no longo prazo não é de valorização constante, como mostram pesquisas mais extensas, como o Índice Case-Shiller, pesquisa feita nos EUA desde o século 19. "Essa perspectiva não tem lastro. Os preços tendem a se acomodar em algum momento", afirmou.

O economista observou que a capacidade de pagamento das famílias por um imóvel segue praticamente estável nos últimos seis anos. Segundo ele, apesar de ter havido uma forte alta no preço da habitação, houve também melhora nas condições de crédito imobiliário. "Se o crédito estiver em um patamar sustentável, então o preço dos imóveis está condizente", avaliou.

Fonte: MSN Estadão 

Nota do Editor:
O Cityscape é o maior evento voltado para investimentos e desenvolvimento do setor imobiliário, hoje realizado em Dubai, Abu Dhabi, EUA, Índia, China e Brasil.

Em sua 6ª edição, o Cityscape Latin America 2012 se consolida como o maior encontro executivo para a promoção de negócios e parcerias no mercado de real estate brasileiro, reunindo executivos renomados do setor imobiliário para uma aprofundada discussão sobre questões de investimentos, funding, securitização, tendências, oportunidades e alternativas para investidores nacionais e internacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário