quarta-feira, 17 de outubro de 2012

INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS NO VAREJO MUNDIAL SOMARAM MAIS DE UM TRILHÃO DE DÓLARES NA ÚLTIMA DÉCADA


Nos últimos 10 anos, foi comercializado mais de 1 trilhão de dólares em imóveis para o setor de varejo em todo o mundo. O dado foi apresentado no relatório Redefinindo o Investimento no Varejo, feito pela Jones Lang LaSalle em parceria com o International Council of Shopping Centers (ICSC). 

O estudo aponta que no ano passado as atividades transnacionais foram responsáveis por metade do investimento imobiliário de varejo. A expectativa é que até 2020 estas transações aumentem o volume de investimentos anuais para entre 160 e 180 bilhões de dólares.

Ainda de acordo com o relatório, os investimentos imobiliários nos próximos anos deverão ter como foco principal o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e os mercados do México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.

Até 2020, a região da Ásia e do Pacífico será responsável por 26% do volume de investimentos em varejo em todo mundo. As Américas terão 33% do volume, enquanto a região da Europa, Oriente Médio e África deterá 41% das transações.

O Brasil, segundo o relatório da Jones Lang LaSalle, é o mercado dominante na América Latina. O crescimento dos investimentos imobiliários no país entre 2010 e 2011 foi influenciado principalmente pelas compras de portfólios de shopping centers.

Os investidores e desenvolvedores domésticos são a maioria no mercado imobiliário de varejo do Brasil, no qual 40% do mercado de shopping centers é dominado por grandes players. A tendência, de acordo com a Jones Lang LaSalle, é que haja a aquisição de participação em empresas desenvolvedoras nacionais de varejo pelos fundos de investimento.

A taxa anual de expansão de áreas úteis de varejo no Brasil é de 11%. O número chega a 15% na China e na Índia. O crescimento do mercado imobiliário de varejo no país está relacionado principalmente à requisitos como crescente mercado doméstico, inflação sob controle, estabilidade monetária, alta liquidez, queda dos custos de capital e crédito em expansão.

Porém, entre os desafios enfrentados pelo setor, está a estrutura legal que enfraquece contratos, os impostos, que encarecem a importação de mercadorias, e os entraves logísticos.

O estudo também identificou cinco forças-chave que estimularão a globalização dos investimentos no setor imobiliário de varejo, sendo elas: o crescimento das classes médias urbanas; a internacionalização do varejo; a melhora de qualidade dos ativos de varejo; a melhora do nível de transparência dos mercados imobiliários; e as características defensivas do varejo.

Fonte: PINIweb - Aline Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário