domingo, 2 de dezembro de 2012

CAIXA PRETENDE DESENVOLVER PROJETO PARA OTIMIZAR TRÂMITE DE CONTRATOS IMOBILIÁRIOS


A Caixa Econômica Federal (CEF) está investindo no desenvolvimento de projeto que visa otimizar e informatizar as etapas do processo de concessão de crédito imobiliário e busca o apoio do IRIB para incrementar o registro dos contratos. A iniciativa foi apresentada ao IRIB em reunião na sede da Caixa, em Brasília/DF.

O presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, e o diretor de Tecnologia do Instituto e presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, foram recebidos pelo diretor executivo de Habitação da CEF, Teotônio Costa Rezende e outros representantes da instituição financeira.

A Caixa solicita apoio do IRIB para estabelecer uma conexão entre as agências bancárias e os cartórios associados com o objetivo de padronizar os modelos de contratos, reduzir os prazos de registro e implantar o trâmite eletrônico de documentos.

Na oportunidade, o presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, apresentou o funcionamento de sistemas já implantados tais como o Ofício Eletrônico, a Penhora Online e a Central de Indisponibilidade.

PMCMV – O IRIB, juntamente com a ARISP, participou de reunião com representantes dos Ministérios do Planejamento e das Cidades para avaliar proposta de Provimento a ser enviada ao Conselho Nacional de Justiça sobre os contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O objetivo é solucionar questões apresentadas no processo de registro dos contratos do programa do governo, especialmente aqueles que beneficiam a população de baixa renda (0 a 3 salários mínimos - faixa 1), que são atendidas pelo Fundo de Arrendamento Residencial - FAR. Também participaram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Nenhum comentário:

Postar um comentário