segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CHINA CONTINUARÁ CONTROLE DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2013

Presidente Hu Jintao

A China continuará implementando suas políticas de controle sobre o mercado imobiliário em 2013, segundo uma declaração emitida no domingo depois do encerramento da Conferência Central do Trabalho Econômico em Beijing, de dois dias.

O país reforçará a construção e a administração de casas de proteção social, bem como a renovação dos edifícios em mal estado, segundo a conferência, responsável por estabelecer a orientação para a formulação econômica do ano que vem.

Os altos preços dos imóveis foram a principal fonte de queixa dos cidadãos nos últimos anos, obrigando o governo a implementar uma série de políticas para esfriar o mercado imobiliário.

No entanto, o mercado mostrou sinais de recuperação nos últimos meses, depois que o governo tomou medidas para estimular o crescimento econômico.

De acordo com as estatísticas oficiais, mais cidades chinesas registraram altas nos preços de suas casas em outubro em relação aos números de setembro.

O Banco Popular da China, o banco central do país, baixou duas vezes as taxas de juros e o coeficiente de reservas dos bancos neste ano, a fim de reforçar a economia.

Devido às exportações fracas e aos esforços governamentais para frear a especulação no mercado imobiliário, o crescimento econômico da China se situou em 7,4% no terceiro trimestre deste ano, o mais baixo dos últimos três anos.

Os investimentos no setor imobiliário representam 13% do Produto Interno Bruto da China e um quinto dos investimentos nacionais em ativos fixos.

A China reiterou sua firme posição sobre o controle do mercado imobiliário, e prometeu continuar com as medidas restritivas implementadas até agora, como a proibição à compra do terceiro imóvel e o programa piloto de impostos de propriedade imobiliária, introduzidos em 2010.

Fonte: Agência Xinhua

Nota do Editor:
Estas Conferências e Reuniões realizadas na China são de interesse mundial, devido a sua atual posição de grande player econômico. Quaisquer medidas que o país adote no seu sistema financeiro, no sistema cambial e em outras políticas econômicas podem beneficiar ou prejudicar os demais países no sistema econômico globalizado, além de seus parceiros comerciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário