quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

IGP-M: SEGUNDA PRÉVIA DE JANEIRO DEIXA ALUGUÉIS 0,34% MAIS CAROS



A segunda prévia de janeiro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado nos reajustes de contratos de aluguel, registrou inflação de 0,34%. A taxa é inferior à segunda prévia de dezembro de 2012, quando foi observada uma inflação de 0,69%. O dado foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Dos três subíndices que compõem o IGP-M, dois tiveram queda entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano. A taxa do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado, passou de 0,75% para 0,23% no período.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,34% em dezembro para 0,19% neste mês.

O terceiro subíndice, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), manteve-se praticamente estável, ao passar de 0,69% para 0,7%. A principal contribuição para a alta da taxa partiu do grupo alimentação (que passou de 1,17% para 1,58%). A segunda prévia do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre 21 de dezembro e 10 de janeiro,

Já na primeira prévia do ano, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), mostrou tendência de queda da taxa de inflação. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), no primeiro levantamento de 2013, foi registrada uma inflação de 0,41%, inferior ao 0,5% observado na primeira prévia de dezembro do ano passado.

A tendência de queda foi observada nos três subíndices que compõem o IGP-M. A taxa do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registra a variação de preços no atacado, por exemplo, caiu de 0,5% em dezembro para 0,46% neste mês.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também teve queda na taxa de inflação, ao passar de 0,56% para 0,4%. O principal responsável por esse movimento foi o grupo de despesas habitação, cuja taxa caiu de 0,48% para 0,07%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu de 0,36% em dezembro para 0,08% na primeira prévia deste ano.

Um comentário:

  1. Hi, I lοg on to уour new stuff like eѵery week.
    Youг stоrу-telling style iѕ аwesome, keep it uρ!
    Here is my homepage :: V2 cigs reviews

    ResponderExcluir