terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MERCADO IMOBILIÁRIO CHINÊS


Em um esforço para manter a estabilidade do mercado imobiliário, o governo chinês está pressionando as autoridades locais de planejamento para acelerar os planos de fornecimento de terras para desenvolvimento de projetos habitacionais, informou nesta terça-feira uma reportagem da mídia.

O Ministério da Terra e dos Recursos Naturais exigiu que suas agências locais apresentem até o fim de março os planos deste ano para o fornecimento de terras para fins residenciais, informou o China Business News, citando um oficial do ministério que não quis se identificar.

Depois de reunir todos os relatórios locais, o ministério deve elaborar um plano nacional em abril, com antecedência de quase um mês em relação ao ano passado, disse o jornal.

Enquanto isso, o plano nacional destacará a diversidade no país, disse o oficial, acrescentando que o ministério exigirá que as cidades afetadas pelo fornecimento restrito de habitações aumentem e estabilizem o fornecimento de terras para fins habitacionais.

O ministério também imporá inspeções mais rigorosas às cidades que registraram o aumento dos preços da terra e residências por mais de três meses consecutivos, exigindo que elas acelerem o ritmo de fornecimento de terras para promover a confiança do mercado, revelou o funcionário.

Devido aos controles contínuos do governo chinês sobre o mercado imobiliário, as cidades chinesas não cumpriram os planos de fornecimento de terras residenciais nos últimos três anos, disse o jornal.

O fornecimento de terras para o setor imobiliário do país diminuiu 4,2% em termos anuais em 2012, ficando em 160,3 mil hectares, enquanto o fornecimento da terra para uso residencial caiu 11,5% para 110,8 mil hectares, disse o jornal, citando um documento interno do ministério.

Na semana passada, o Conselho de Estado, ou gabinete chinês, prometeu implementar e melhorar de maneira rigorosa as medidas de austeridade para o mercado imobiliário, visto que algumas das cidades registraram aumentos de preços que foram mais acelerados do que se esperava.

As direções do controle que o Conselho de Estado mencionou incluíram a ampliação das reformas experimentais sobre imposto predial, garantia de fornecimento da terras para projetos habitacionais e aceleração da construção de residências subsidiadas pelo governo.

O mercado imobiliário chinês experimentou um período curto de dasaquecimento a partir do início de 2010, quando as políticas de controle foram adotadas, entre as quais maiores entradas de pagametnos e proibição da compra da terceira residência.

No entanto, o mercado voltou a aquecer no ano passado, depois que o governo central pôs maior ênfase no crescimento econômico.

Os preços das residências continuaram a crescer a um ritmo mais acelerado nas principais cidades chinesas em janeiro. Das 70 principais cidades pesquisadas pelo Departamento Nacional de Estatísticas, 53 registraram aumento mensal de 2,2% ou menor nos preços habitacionais em janeiro.

Fonte: Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário