quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PLACAS E FAIXAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Placas ou faixas em imóveis são recursos para divulgação ainda muito utilizados, mesmo que exista um crescimento significativo do perfil de clientes que buscam imóveis pela Internet  e tomam suas decisões on-line (conforme pesquisa do Google divulgada no evento “Google Think Real State”, realizado em São Paulo no ano de 2011). Todavia, antes de contar com esse canal de divulgação, o corretor, precisa ficar atento às boas práticas que o marketing imobiliário sinaliza.

Vantagens:
• Proporciona visibilidade à imobiliária, fortalecendo a marca. Pode resultar, inclusive, no fortalecimento da marca na região em que há grande concentração de pessoas que confiam nessa imobiliária para deixar seu imóvel.

• Placas/faixas que indicam o consultor imobiliário que atenderá e seus contatos (além dos contatos da imobiliária) passam credibilidade ao possível cliente interessado quanto ao atendimento personalizado e especializado. (Fica evidente, nesse caso, que o corretor que atenderá é especialista na região, entende o mercado local, sugere preço de comercialização justo).

•Placas/faixas que sinalizam exclusividade de venda ou locação sugerem ao cliente uma diferenciação nos serviços prestados pela imobiliária, passando confiança na possível negociação e, ao mesmo tempo, resulta no fortalecimento da marca da imobiliária.

• Proporciona ao interessado um reconhecimento imediato da região em que se localiza o imóvel.

Desvantagens:
• Uma vez com a placa/faixa, se no período de 60 dias aproximadamente o imóvel não for vendido, o interessado entende que há problemas no imóvel, nas condições de comercialização ou na região (caso não a conheça muito bem).

•Se você assumir que a proposição acima é verdadeira, assuma também que é necessário um eficiente controle de placas/faixas. Alguns softwares de gestão podem proporcionar isso, como o valueGaia. Então, caso não esteja pronto para realizar esse gerenciamento, prepare-se.

• Considere também que é importante reaproveitar placas/faixas, sobretudo, para imóveis comerciais e/ou imóveis corporativos, já que possuem um valor de produção mais elevado. Mais uma vez, faça uma boa gestão e utilize um software que o auxilie.

 

No caso desses tipos de imóveis, os prejuízos podem ser ainda maiores se a comercialização não for eficaz. Isso porque, comprometerá um negócio de maior valor agregado (pense, por exemplo, em um conjunto comercial com salas para locação há mais 90 dias sem conseguir locar. Isso indicará problemas relacionados à  infraestrutura, manutenção, administração e prejudicará todas as demais locações).
• Placas/faixas de várias imobiliárias também indicam ao interessado que há problemas com o imóvel, fazendo-o nem cogitar a hipótese de realiza uma visita e explorar as condições de comercialização.

 

Em resumo, a combinação “exclusividade” + “placas/faixas” traz um retorno satisfatório se associada ao empenho do corretor e da imobiliária, divulgando inclusive em outras mídias, ao passo que o placas/faixas de várias imobiliárias demonstram desespero para vender ou qualquer outro tipo de problema com o imóvel.
 

Antes de sair anunciando os imóveis de sua imobiliária, e mesmo antes de lutar por aquela exclusividade, tenha em mente como vai trabalhar.
 

Deixo em aberto uma reflexão final...

 A arte utilizada nas placas e faixas pode influenciar no desejo do cliente em conhecer o imóvel?

Fonte: Silvia Espada

Nenhum comentário:

Postar um comentário